A 109ª edição da Conselho em Revista começa a ser distribuída na próxima semana

Capa da edição . Créditos: Arquivo CREA-RS

Nesta segunda (10), os profissionais começam a receber a publicação do CREA-RS, que traz na capa uma matéria sobre Programa de Proteção contra Incêndio (PPCI), mostrando que, na prevenção contra incêndios, o desejo de proteger a sociedade e salvar vidas não é prerrogativa só dos bombeiros. Os projetos têm de ser estudados e bem-feitos, prevendo equipamentos de qualidade que garantam proteção à edificação pelo menos no período do alvará, além da exigência da manutenção. Com uma complexidade técnica, os PPCIs exigem conhecimentos profundos na área de Engenharia, para que cumpram realmente o papel de prevenção. O documento é tão importante que é o primeiro a ser solicitado pelo Ministério Público ou pelo Poder Judiciário para caráter probatório caso haja alguma irregularidade no decorrer do seu processo. Qualquer rasura pode ser encarada como fraude processual.

A reportagem ouviu o comandante estadual do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Adriano Krukoski Ferreira, representantes de entidades e universidades. Na matéria, mostramos ainda um projeto que une universidade e entidades. Por iniciativa do Corpo de Bombeiros, está sendo desenvolvido um projeto de extensão junto à Escola de Engenharia da UFRGS, com o apoio de nove entidades, entre elas Sinduscon-RS e Fecomércio. Saiba mais nas páginas 26 a 30.

Também nesta edição mostramos como foi realizada uma ação pioneira de fiscalização do CREA-RS, quando foram verificadas as paradas de ônibus, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Canoas. Fique por dentro do calendário de eleições para a renovação de cargos de inspetores membros das comissões especializadas das Inspetorias do CREA-RS. Em Balanço de Gestão, conheça algumas das principais ações realizadas no primeiro semestre de 2015 para um Conselho cada dia mais eficiente.

Você sabia que Porto Alegre foi a primeira capital brasileira a ter um serviço regular de fornecimento de energia elétrica? Era 1887. Leia mais na seção Memória, com “Madeira de lei, ferro e concreto: a luz que vem dos postes”. Notícias das entidades e artigos de todas as modalidades completam o conteúdo desta edição que está recheada de novidades. Boa leitura!

A publicação já pode ser acessada em www.crea-rs.org.br