Notícia

Visita técnica: representantes do CREA-RS conhecem unidade de coprocessamento


Representantes do CREA-RS e da unidade de Coprocessamento de Resíduos, em Nova Santa Rita. Créditos: Arquivo CREA-RS

A convite da Fundação Proamb, na quinta-feira (13), visitaram a Unidade de Coprocessamento de Resíduos em Nova Santa Rita o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Química (CEEQ), Eng. Quím. Rubens Gehlen, a conselheira Eng. Quím. e de Seg. Trab. Cristina Varisco e o Eng. Químico Djalmo Torres, analista de processos da Especializada e gerente do GECE.

Saiba mais sobre a quarta Unidade de Negócios da Fundação Proamb

A Fundação Proamb colocou em operação o primeiro projeto de coprocessamento de resíduos sólidos industriais do Rio Grande do Sul sob licença expedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

A Proamb produz, em sua unidade fabril instalada no município de Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre (RS), blend (mistura) de resíduos sólidos com poder de inflamabilidade. O produto resultante é usado como combustível nos fornos de fabricação de cimento de sua parceira, na unidade de Candiota (RS).

O projeto é uma parceria entre a Fundação Proamb e a Intercement. Ele foi oficializado em 2010 e desde então vem sendo desenvolvido com os objetivos de oferecer uma alternativa nobre no Rio Grande do Sul para a destinação final dos resíduos sólidos industriais com características de inflamabilidade e disponibilizar ao mercado uma solução para esses tipos de materiais, que estão proibidos de serem destinados para aterros industriais pela portaria 16/2010 da Fepam.

A unidade de blendagem da Proamb, que tem capacidade, de processar 3.000 toneladas/mês, traz várias inovações para o mercado de coprocessamento do país, pois apresenta uma linha de produção completa destinada a fabricar combustível a partir de resíduos sólidos industriais e não apenas uma linha de destruição desses materiais, conferindo assim, uma qualidade superior ao material produzido. O blend será encaminhado para a unidade de Candiota/RS da Intercement substituindo combustível nos fornos de fabricação de cimento. As cinzas serão incorporadas ao cimento, evitando a geração de passivos ambientais.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: