Notícia

Gerenciamento Ambiental em Serviços de Saúde é tema de evento em Caxias


Mais encontros técnicos como estes serão promovidos visando à disseminação de boas práticas ambientais. Créditos: Divulgação

Em parceria com o Senge-RS e a Semma de Caxias do Sul, a Global Engenharia Ambiental promoveu no município a capacitação “Da Gestão à Destinação dos Resíduos de Serviço de Saúde: O que Você Precisa Saber? 

Cerca de 50 representantes de diversas Secretarias de Meio Ambiente e Saúde e Vigilância Sanitária dos municípios da Serra Gaúcha puderam aperfeiçoar seus conhecimentos, discutir e esclarecer dúvidas sobre o correto Gerenciamento Ambiental nos estabelecimentos prestadores de serviço de saúde, principalmente sobre o manuseio, a segregação e a destinação dos resíduos gerados que podem oferecer alto risco à saúde e ao meio ambiente.

A professora Dra. Vania Schneider abordou a Legislação Ambiental que rege o tema, em especial a RDC da Anvisa que trata da obrigatoriedade do Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS) e suas implicações. Também falou da Legislação Estadual, que trata do Licenciamento Ambiental e ainda a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estuda o acordo setorial do destino final dos medicamentos vencidos. 
O diretor de Gestão Ambiental da Semma de Caxias do Sul, Eng. Henrique Gustavo Koch, apresentou a forma com que o município tem atuado nesse segmento. De maneira especial, falou das exigências feitas pelo órgão aos estabelecimentos e omega constellation replica o aprendizado obtido na melhoria obtida na Gestão Ambiental para os hospitais, clínicas e laboratórios e o ganho na qualidade de vida da população.

O evento contou ainda com a apresentação da experiência bem-sucedida do Condomínio C. M Padre Tronca Medianeira, que congrega mais de 20 estabelecimentos, entre eles clínicas, laboratórios, consultórios e farmácias. O condomínio elaborou seu primeiro PGRSS em 2002 e o revisa anualmente. Segundo a Engenheira Viviane Caldart Duarte, da Global Engenharia Ambiental, responsável pelo PGRSS, o Condomínio obteve inúmeros benefícios. “É realizado o gerenciamento unificado dos resíduos, no qual todos os condôminos seguem os mesmos padrões de acondicionamento, armazenamento, coleta e armazenamento interno, tratamento e/ou disposição final, facilitando assim o monitoramento e a medição de resultados, além de fazer o breitling replica watches controle do dos receptores de resíduos”, contou a Engenheira.
Também estiveram presentes no evento os secretários de Meio Ambiente de pelo menos cinco municípios da Serra Gaúcha, entre eles Carlos Barbosa e São Marcos. A ideia é que sejam realizados vários encontros técnicos como este no Estado. 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: