CREA-RS e Inspetoria homenageados na Câmara de Vereadores de Bagé

Eng. Capoani durante homenagem no evento . Créditos: Arquivo CREA-RS

No dia 11 de outubro, o Legislativo de Bagé prestou uma homenagem aos 78 anos do CREA-RS e aos 35 anos da Inspetoria do Conselho na cidade. A proposição foi do vereador Ruben Salazar.  O presidente da Câmara, Silvio Machado, entregou uma placa ao presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, e ao inspetor-chefe da Regional da entidade, Eng. Civil Marcio Marun Gomes. Em sua apresentação, o vereador Salazar destacou a sua relação com as profissões do Sistema Confea/Crea, ao lembrar que o seu pai era engenheiro civil na Bolívia. “É fundamental a atuação da Inspetoria na fiscalização de obras e na garantia do exercício profissional. Dessa forma, o CREA oferece proteção tanto ao profissional, em relação ao seu mercado de trabalho e qualificação, como ao cidadão, pela garantia de segurança no trabalho executado”, afirmou.

Por sua vez, o Eng. Capoani agradeceu a homenagem da Câmara, enfatizando a responsabilidade e credibilidade do Conselho perante a sociedade. O presidente aproveitou a ocasião ainda para parabenizar os vereadores por aprovarem por unanimidade a Lei de inspeção e manutenção predial. “As obras não são feitas para caírem, mas é necessário, para sua segurança, que seja realizada uma manutenção periódica. É preciso, no entanto, que essas intervenções sejam feitas por profissionais registrados no Conselho e que tenham o conhecimento técnico para desempenhar essa função”, defendeu, ressaltando ainda que os cuidados com a manutenção são fundamentais, pois basta uma marquise caia  ou instalações elétricas malfeitas para que aconteçam tragédias. “Aproveito para parabenizar também os novos vereadores e colocar o Conselho à disposição tanto do Legislativo, como executivo, no sentido de contribuir para a criação de leis que visem melhorias e segurança para a comunidade”, ressaltou. Além de vereadores e da secretária de Educação do município, Caren Castêncio – que puderam conhecer um pouco mais o papel do CREA-RS na sociedade através de um vídeo institucional –, estavam presentes o conselheiro federal Melvis Barrios Júnior, profissionais da área, inspetores e representantes das entidades, como o presidente da Abea, Eng. Agrônomo Cláudio Deibler, que já foi vereador e presidente da Casa.
Com informações dos jornais locais