Abea comemora Dia do Engenheiro Agrônomo e empossa nova diretoria

Homenageados e presidente da Abea. Créditos: Arquivo CREA-RS

“Engenheiro Agrônomo, em tuas mãos repousa a esperança do germinar, do rebrotar, do nascer de novo. O teu coração abriga o sonho do despertar, do crescer, do progredir. Do teu labor flui a essência fundamental da vida. A tua alma acalanta o dom do ser e a sabedoria que abarca a humanidade”, dizia a faixa para recepcionar os convidados da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Bagé (Abea) para a solenidade de entrega do Troféu Destaque Abea/2012, no dia 10 de outubro, no Salão de Eventos da Churrascaria Betemps, em Bagé. Por suas ações em prol da valorização dos profissionais do CREA-RS, o Engenheiro Civil Luiz Alcides Capoani, presidente do Conselho, recebeu o Troféu Valorização Profissional. O Engenheiro Agrônomo Pedro Caggiano Filho, que por 39 anos se dedicou a importantes pesquisas realizadas na área, recebeu o troféu Destaque Agronômico em Bovinocultura de Corte. E a família do Engenheiro Agrônomo Carlos Alberto Infantini recebeu o troféu Destaque Agronômico/2012 "In Memorian”, em nome do Eng. Infantini, que se destacou na Agronomia. Professor universitário, o Engenheiro faleceu quando exercia a presidência da Abea. Na ocasião, também foi empossada a nova Diretoria para o biênio 2012-2014, tendo à frente o Engenheiro Agrônomo Luiz Henrique Pacheco Corrêa.
Na abertura do evento, o então presidente da Abea, Eng. Claudio Diebler elogiou a nova diretoria, que para ele a entidade só tem a ganhar com a renovação e as novas ideias. “Quero agradecer ao presidente Eng. Capoani que contribui com a sua gestão para o engrandecimento da entidade e do CREA-RS e na valorização profissional,  considerando o Conselho o esteio de nossas profissões”, destacou, salientando ainda que as demandas da Abea sempre foram atendidas pela instituição quando foram necessárias.  Por sua vez, o presidente empossando, Eng. Luiz Henrique Pacheco Corrêa, contou que sempre ouvia quando cursava a Agronomia que o Engenheiro Agrônomo era o profissional do futuro. “Pois o nosso compromisso é com o presente e a renovação é a base da sustentabilidade da entidade. É importante que a Abea esteja preparada para fazer frente às demandas do municípios”, avaliou, conclamando os Engenheiros Agrônomos a participarem da entidade. “Junte-se a nós, para que possamos ser fortes”, destacou.
O presidente Eng. Capoani seguiu a mesma linha em seu pronunciamento, ressaltando também a obstinação dos representantes das entidades para conseguir agregar e congregar. “O nosso trabalho é deixar este legado. As entidades têm ainda um papel fundamental no sentido de promover a capacitação profissional. Além disso, é necessário despertar nos profissionais o interesse na participação política em seus municípios, considerando que o Legislativo são os responsáveis pelas leis, mas temos de estar junto com o nosso conhecimento técnico para a construção de um mundo melhor e melhorias para a comunidade”, apontou, destacando ainda a apresentação do case de sucesso da Abea, apresentado pelos Engenheiros Cláudio Deibler e Luiz Henrique Pacheco Correa, “Visibilidade Profissional”. Estavam presentes o conselheiro federal Eng. Civil Melvis Barrios Junior; o assessor da Presidência e coordenador do Núcleo de Apoio Administrativo às Entidades de Classe do CREA-RS (NAAEC), Eng. Agrônomo Roberto Bento da Silva; diretoria da Abea, associados e familiares.