Profissionais gaúchos homenageados na Soea

Engenheiros Vilela e Pinheiro Machado. Créditos: Arquivo CREA-RS

Dois Engenheiros Agrônomos do Rio Grande do Sul, Luiz Pinheiro Machado e Mario Hamilton Vilela, recebem a Medalha ao Mérito pelos serviços prestados ao Sistema Confea/Crea na abertura da 72ª Soea, em cerimônia ocorrida nesta terça-feira, 15 de setembro, em Fortaleza (CE).

Na cerimônia, foram 12 homenageados que receberam a Medalha do Mérito, uma placa alusiva e um diploma. Também foram 12 homenageados in memoriam tiveram seus nomes inscritos no Livro do Mérito, cujos registros ficam nos arquivos e na biblioteca do Confea. A placa da homenagem é conferida aos homenageados e aos familiares

Mario Hamilton Vilela

Eng. Mario Hamilton Vilela recebe homenagem junto ao presidente do Confea, Eng. José Tadeu
Incansável profissional da Engenharia Agronômica e do ensino, aos 75 anos Mario Hamilton Vilela continua dando sua contribuição técnica em prol do aprimoramento das atividades agrárias, do ensino agrícola e do desenvolvimento do Brasil.
Natural de Uruguaiana (RS), Mario nasceu em 22 de dezembro de 1939 e cresceu em uma família de produtores rurais da região fronteiriça com Argentina e Uruguai. Muito cedo foi motivado a estudar a produção agropecuária. Por isso, em 1959 seguiu para Pelotas (RS) para cursar Engenharia Agronômica. Aos 24 anos estava formado e ao voltar para sua cidade natal foi convidado, por um ex-professor dos tempos do colegial, a ministrar aulas de ciências físicas e biológicas no Colégio Estadual Dom Hermeto, onde começou a longa e bem-sucedida carreira de docente.

Luiz Carlos Pinheiro Machado

Eng. Luiz Carlos à esquerda na foto, ao lado do presidente do CREA-RS, Eng. Melvis Barrios Junior
Reconhecido por uma extensa produção bibliográfica e de pesquisa, Luiz Carlos Pinheiro Machado tem a trajetória profissional marcada tanto no Brasil quanto no exterior.
Nascido em 3 de setembro de 1928, em Porto Alegre (RS), Luiz Carlos teve sua vida acadêmica dedicada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde cursou a graduação e doutorado, foi professor-assistente, livre docente e o professor catedrático mais jovem da história da UFRGS. Dedicou-se ainda ao magistério na Universidade Federal de Santa Catarina, e em duas universidades da Argentina.