Lançamento de nova identidade visual do CREA-Jr marca Fórum Jovem

Confea apresenta nova identidade visual do CREA-Jr, desenvolvido pelo CREA-SC, que ganhou um concurso promovido pelo Conselho federal. Créditos: Arquivo Confea

Animados pelo grupo de percussão, Patubatê, diversos jovens participaram, na tarde de ontem (16) do 10º Fórum Jovem, que ocorreu no auditório principal da 72ª Soea. O encontro debateu o fortalecimento e a padronização do Programa Crea-Júnior, a oxigenação do Sistema Confea/Crea e Mútua. Além disso, as palestras sobre carreira profissional e energia nuclear fizeram parte da programação. O coordenador do CREA-Jr do Rio Grande do Sul, estudante de Eng. Civ. Solon da Costa Souza Filho acompanhou as atividades do Fórum.

Durante a abertura, o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, pediu maior envolvimento da juventude. “Vocês são o futuro do Sistema, o futuro do Brasil”, frisou. O coordenador nacional do Crea-Júnior, Ari Paixão Borges, citou a importância do aprendizado adquirido com o Programa e a responsabilidade de engrandecer e tornar mais interessante o Sistema. O presidente do Crea-CE, Victor Pinto, espera que as decisões tomadas no fórum sejam fundamentais para o engrandecimento do CREA-Jr. “Devemos voltar nossa atenção para a juventude, que será o Sistema amanhã”, observa.
Logo após, a assessora de Relações Institucionais do Crea-SC, Caroline Burtet, apresentou a nova identidade visual do Programa CREA-Jr, eleita por meio de enquete. Concorrendo com outras 19 propostas, a logomarca conquistou 2.137 votos, 40% da votação total. “Nosso conceito valorizou, principalmente, a aproximação dos estudantes à realidade do Conselho. A logomarca abarca duas frentes de conceitos: a solidez, experiência e credibilidade do Sistema com o dinamismo, vigor e inovação dos estudantes”, justifica, destacando que o manual de identidade visual estará disponível no site do Confea.

O coordenador do Crea-junior do Rio Grande do Sul, estudante de Eng. Civ. Solon da Costa Souza Filho acompanhou as atividades do Fórum

Segundo Solon, o CREA-Jr possibilita a aproximação os futuros profissionais com o Conselho e cria neles, uma maior consciência de participação. “Nossa ideia, a partir da nova identidade visual e as linhas de ação definidas, é absorver o que os estados possuem de melhor com o trabalho do Crea-Júnior e aplicar no RS, respeitando as necessidades e limitações que nosso Conselho possui. Porém achamos inadiável que o Conselho se aproxime dos estudantes e das universidades, fazendo atividades em conjunto, como palestras e outros, por exemplo”, explicou.

Os participantes do Fórum Jovem ainda prestigiaram as palestras “Carreira: a responsabilidade e missão dos jovens na atualidade”, ministrada pela membro do Corpo Docente da Escola de Coach Express, Raquel de Souza Coelho. Em uma palestra bastante ilustrada, Raquel demonstrou e questionou os jovens sobre seus comportamentos perante o mercado de trabalho e perante a sociedade. “Hoje as empresas contratam pelo currículo e demitem pelo comportamento. Não podemos ser uma pessoa perante a sociedade e outra perante a empresa. Temos que mudar um comportamento que historicamente é operacional, para sermos mais humanos, profissionais capazes de lidar com as emoções e com atitude para resolver adversidades”, afirmou.

Falando sobre “Energia Nuclear no Mundo e no Brasil”, o professor Gunter de Moura Angelkorte, explicou a montagem e funcionamento de um reator de energia nuclear, utilizando como exemplo “Angra 2”. Os participantes, ainda se inteiraram sobre as atividades e composição do Colégio de Presidentes, por meio da explanação feita pelo presidente do colegiado e gestor do Crea-BA, Marco Antonio Amigo.
Comissão Temática Novo Engenheiro

A padronização da logomarca do Crea-Júnior é uma das várias iniciativas apresentadas pela Comissão Temática Novo Engenheiro, que foi instituída pela Decisão Plenária nº 2207/2014, com objetivo de direcionar, unificar e padronizar ações relativas dos programas do Crea Júnior/Jovem no que diz respeito às atividades do Sistema Confea/Crea. Além de conselheiros federais, compõem a comissão cinco representantes regionais dos Creas-Juniores. A criação da Comissão foi fruto do trabalho do GT Novos Profissionais, que atuou durante 2014.

Nova logomarca criada pelo CREA-SC – A assessora de Relações Institucionais do CREA-SC, Caroline Burtet, apresentou a nova identidade visual do Programa Crea-Júnior, eleita por meio de enquete. Concorrendo com outras 19 propostas, a logomarca conquistou 2.137 votos, 40% da votação total. “Nosso conceito valorizou, principalmente, a aproximação dos estudantes à realidade do Conselho. A logomarca abarca duas frentes de conceitos: a solidez, experiência e credibilidade do Sistema com o dinamismo, vigor e inovação dos estudantes”, justifica, destacando que o manual de identidade visual estará disponível no site do Confea.
A responsável pela nova logomarca é a designer gráfico Larissa Pavan, do Crea-SC,  juntamente com o estagiário Pedro Machado. Pavan explica que a logo foi criada há quatro anos e, com a oportunidade da enquete, ela foi aprimorada. A designer explica que a tipologia do Crea foi mantida e acrescentou-se o Júnior, que tem um traço mais leve, descontraído, inclusive na cor.
Durante 15 dias, as pessoas puderam votar na logomarca que vai ser a identidade visual do Programa Crea-Júnior. Ao todo foram mais de cinco mil votos. A novo logomarca servirá para padronizar a identidade visual em todo o Brasil pelos diversos fóruns regionais que representam os estudantes e profissionais recém-formados dos cursos ligados ao Sistema Confea/Crea e Mútua.