Treinamento em Eficiência Energética gera economia de energia para empresas

Marcos Aires Datte e Marco Aurélio PEEE crédito Daniel Coelho. Créditos: Naves Coelho - Assessoria de Comunicação

Todos nós podemos ajudar a combater o desperdício de energia elétrica. Usar de modo eficiente a energia obtendo resultados positivos, criar e desenvolver a cultura de conservação e uso racional de energia nas organizações; reduzir o consumo megawatt-hora (MWh) são alguns dos objetivos que a Efficientia – subsidiária integral da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig e a Datte Educação & Treinamento, utilizam no Programa Educacional de Eficiência Energética - PEEE Indústrias. A metodologia foi desenvolvida para os grandes consumidores industriais e tem duração de 10 meses. O treinamento prevê ações para redução de consumo em iluminação, motores, refrigeração, climatização, ar comprimido, vapor e água.

No último dia 3 de setembro, no auditório da Cemig, aconteceu o encontro dos participantes do PEEE. Durante o evento, alguns colaboradores apresentaram o aprendizado já implementado na prática em suas empresas, gerando resultados positivos. “Utilizando o treinamento de Eficiência Energética da Datte, conseguimos identificar uma oportunidade de economia próxima de 40%, com o início dos projetos já temos uma redução de 6% comprovada na conta”, ressalta Fernando Lopes de Araújo, Supervisor de Manutenção da empresa JABIL Brasil.

Segundo Fellipe Morais, do Sistema de Gestão Integrada, da Metalsider, atualmente a empresa direciona as ações de eficiência energética em duas frentes. A primeira já foi concluída e contemplou a inserção de inversor de frequência em um dos sistemas de captação, esta possui payback de aproximadamente onze meses e proporcionará redução de 30% no consumo de energia elétrica. A segunda contempla um projeto piloto realizado nas instalações elétricas de um dos Altos Fornos. “Após realizar levantamentos internos, concluiu-se que os estudos devem focar ações para eficiência energética no Filtro de Mangas da Descarga de Carvão, que é um sistema que trabalha 24 horas e possui grande potencial de redução”, explica Morais.

"O Laboratório Globo já traz em sua política o respeito ao meio ambiente e incentivo a inovação. Algumas iniciativas já haviam sido iniciadas e foram fortalecidas com a participação no treinamento do PEEE e com as informações disponibilizadas pela Datte.

Toda a planta industrial está sendo automatizada com sistema Timer nos ares condicionados, automação na iluminação, uso de lâmpadas de LED, reutilização da água de rejeito da Osmose reversa e investimento em um novo sistema de HVAC, mais econômico e eficiente," explica Marllívia Brito, do Laboratório Globo.

O Gerente Administrativo da Fundição Sideral, Douglas Ferreira, também participante do treinamento, comentou que antes, utilizava numa mesma rede um motor de 15 Cavalo – Vapor (cv) e outro de 30 (cv), ligados durante 8 horas por dia, para resfriar uma torre de resfriamento de areia e o sistema hidráulico da moldação. Após a derivação do sistema, os motores de 15 (cv) e 30 (cv) ficam ligados apenas uma hora/dia e o de 0,75 (cv) fica ligado 8 horas/ dia. “O resultado final após implantação foi de uma redução de R$ 2.248,72 por mês em energia elétrica”, destaca.

Dentre os vários projetos aplicando a metodologia PEEE, Djalma Rosim, da Unifi do Brasil, destacou como exemplo, a substituição da iluminação da fábrica por modelos de maior eficiência, o que já proporcionou uma economia em potência de 330 (kW), que corresponde a 75 chuveiros elétricos ligados simultaneamente.

Um dos projetos escolhidos para ser apresentado no PEEE, foi o trabalho para buscar uma melhor eficiência energética com a utilização do GLP como matriz energética. “Já conseguimos obter resultados interessantes com redução de aproximadamente 20% de consumo de GLP”, diz Antônio Carlos Pereira, da Rima Industrial.

Segundo Marcos Aires, Diretor Executivo da Empresa Datte, o PEEE é capaz de trazer retornos a curto, médio e longo prazos para as empresas e o meio ambiente, devido à ampliação dos conhecimentos sobre consumos e custos obtidos pela parte teórica e as aplicações dos exercícios práticos, que consolidam o aprendizado e trazem os resultados motivadores.

Fonte: Naves Coelho - Assessoria de Comunicação