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CCEEC contrária ao EaD para Engenharia Civil


Coordenador Nacional das CCEEC Eng. Civil João Luis Collares Machado (CREA-RS) conduziu o debate. Créditos: Arquivo CREA-RS

Durante a Soea, a Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil trouxe à tona as preocupações com a aprovação dos cursos de Engenharia Civil na modalidade de ensino a distância no País, o que motivou o envio de uma crítica ao Relatório Final do GT de Trabalho Educação a Distância do Confea.

A maior preocupação dos integrantes da coordenação nacional, quanto ao relatório apresentado, é que ele não propôs regras ou procedimentos, a serem encaminhados ao MEC, com referência à fiscalização e reconhecimento de cursos de engenharia civil na modalidade presencial e a distância, permanecendo uma grande lacuna que, além de possibilitar a implantação desenfreada de cursos de engenharia civil, o que poderá  prejudicar o futuro da área tecnológica no Brasil e a segurança da sociedade brasileira. 

Público atento às discussões sobre EaD na Engenharia Civil

Acompanhando o Coordenador da CEEC RS e Coordenador Nacional das CEEC Eng. Civil João Luis Collares Machado (CREA-RS), estavam a coordenadora-adjunta e presidente da Abenc-DF, Eng. Civil Lia Sá (CREA-DF), a conselheira Eng. Caren Miranda (CREA-BA), o secretário da Abenc, Eng. Luiz Capraro (Abenc) e o coordenador da Abenc Nacional Eng. Civil Francisco Ladaga, discutiram o tema, apresentando os estudos que a Coordenadoria tem levantado junto aos Creas de todo o país.

Segundo o Eng. Collares, os cursos de ensino a distância não devem ser usados na formação de Engenheiros Civis. “Verificamos que o MEC não tem fiscalizado os currículos dos cursos e, tampouco, a carga horária dos Eads, que extrapolam o previsto na LDB, de que apenas 20% deva ser não presencial” afirma. Para exemplificar, a Eng. Caren relatou que, em visita aos cursos de EaD de diversas instituições de ensino brasileiras, detectou que não havia a cadeira de topografia. “O que faz um Engenheiro sem topografia?", indagou aos presentes. “Precisamos priorizar a formação, senão seremos importadores de tecnologia”, afirmou. 

“A Abenc é unânime contra a proliferação de cursos de Ead no país, apoiando a CCEEC, contra a PL expedida pelo Confea”, expõe o Eng. Ladaga. Ao final da reunião, os participantes do debate  foram favoráveis em estabelecer novas ações, através da CCEEC e da Abenc, para viabilizar um encontro com o MEC e buscar alternativas à não inclusão da Engenharia Civil em cursos de EaD no país. 

 

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