Campanha da Semana da Água será lançada nesta quarta-feira em Porto Alegre

A campanha da Semana da Água 2015 será lançada nesta quarta-feira, 23/9, às 11h, na sede do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), em Porto Alegre. A abertura oficial se dará no sábado, dia 26/9, junto ao Morro do Chapéu, em Sapucaia do Sul.

De 26 de setembro a 3 de outubro, o Rio Grande do Sul realizará a 22ª edição da Semana Interamericana da Água e a 15ª edição da Semana Estadual da Água, promoção da Abes-RS – seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – com apoio e parceria de instituições públicas e privadas.

A Semana da Água no Rio Grande do Sul é uma das maiores ações de mobilização da sociedade em defesa da água no Brasil e tem reconhecimento internacional. É um período de encontro, reflexão e avaliação, destinado a incentivar cada pessoa a cooperar no sentido de tornar o mundo sustentável.
Para este ano, estão previstas mais de 1.300 atividades a serem desenvolvidas na maioria dos municípios gaúchos, mobilizando direta ou indiretamente cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Durante sete dias, haverá em todo o Estado atividades técnicas, culturais, artísticas e sociais promovidas por instituições e empresas ligadas ao setor de saneamento, escolas, clubes de serviços, organizações não governamentais, comitês de bacia e outras entidades sensíveis à importância da água para o desenvolvimento econômico e social. O lema é “Água é tudo. Proteja e valorize”.

A reserva particular do patrimônio natural (RPPN) Fazenda Morro Sapucaia tem 90,25 hectares localizada entre o bioma Mata Atlântica e o bioma Pampa, engloba esse morro-testemunho, também conhecido como Morro do Chapéu (290 metros de altura), e um museu natural de espécies, inclusive endêmicas.

A colonização da área iniciou-se em 1737, quando Antonio de Souza Fernando, recebeu da Coroa Portuguesa uma carta de sesmaria para ocupação da área denominada “Rincão do Cerro” na então Província de São Pedro do Rio Grande, e que englobava a área dos atuais municípios de Sapucaia do Sul e Esteio.

Em 1969, a área foi adquirida pelas empresas da família Juliano com objetivo de preservar o ecossistema e efetuar um resgate histórico. Como unidade de conservação, trabalha com pesquisa científica, ecoturismo e educação ambiental com a rede de ensino através do “Projeto Conhecer para Respeitar”, que visa a esclarecer a população para que preserve as nascentes e cursos d’água.
Participe das atividades da semana em sua cidade!

Quarta-feira, 23/9, 11h – lançamento da campanha na sede do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS) – Av. Érico Veríssimo, 960, Menino Deus, Porto Alegre. Promoção da Abes-RS em parceria com o Senge-RS.

Sábado, 26/9, 14h – abertura oficial da Semana da Água, com apresentação do Projeto Corsan Econsciência e show do Mc Jean Paul, no Rincão do Cerro, Fazenda Morro Sapucaia, Av. Justino Camboim, 2.348, bairro Lomba da Palmeira, em Sapucaia do Sul. Promoção: da Abes-RS e Corsan e com o apoio da Prefeitura de Sapucaia do Sul. Informações: ascom@corsan.com.br / (51) 3215-5739

Sexta-feira,02/10,14h - encerramento oficial da Semana da Água, com a Gincana Ambiental, nos Jardins da Hidráulica Moinhos de Vento, Rua 24 de outubro, 200, Porto Alegre. Promoção: Abes-RS e Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Informações: educa.ambiental@dmae.prefpoa.com.br/ (51) 3289-9720

Maiores informações: (51) 3212-1375 / 9971-4987 ou imprensa@abes-rs.org.br ou site: www.abes-rs.org.br