CREA-RS realiza visita técnica no Parque Eólico Cerro Chato

Parque Eólico Cerro Chato, em Santana do Livramento . Créditos: Arquivo CREA-RS

Novas fronteiras para o vento

Recepcionados pelo Engenheiro Eletricista Ronaldo Custódio, diretor de Engenharia da Eletrosul, pelo Eng. João Ramis, coordenador do Comitê Gaúcho do Programa Luz para Todos, o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, acompanhado do conselheiro federal Melvis Barrios Junior, que é da região, de inspetores, representantes das entidades locais e agente fiscal, conheceram as obras de ampliação do Complexo Eólico de Santana do Livramento no dia 11 de outubro, em um consórcio Eletrosul e Wobben, onde se pode ver a integração energia - pecuária - sustentabilidade. O prefeito e a vice-prefeita eleitos de Rosário do Sul, Luis Antonello e Zilase Rossingnollo, também acompanharam a visitação ao parque, que começou a ser construído em junho de 2010, e puderam conhecer detalhes das instalações dos primeiros aerogeradores, com montagem concluída em abril deste ano, em um total de 45 aerogeradores.
Na visita foi possível conhecer toda a estrutura de um aerogerador. A linha de transmissão tem 24,7 km e interliga a Subestação Coletora Cerro Chato à subestação Livramento 2 de propriedade da CGTEE-GT. Ela disponibiliza a energia gerada nas Usinas Eólicas Cerro Chato I, II e II ao Sistema Interligado Nacional.

Obras da fundação de um gerador, antes da colocação da torre tubular cônica feita de concreto

Profundo estudioso do tema eólico e um dos maiores incentivadores para que haja cada vez mais investimentos na energia eólica, o Eng. Custódio, que em 2009, lançou o livro Energia Eólica para Produção de Energia Elétrica, no Plenário do CREA-RS, ressaltou a importância da visita do Conselho gaúcho. "É um orgulho receber as autoridades da Engenharia para conhecer a qualidade desse projeto, que está tendo um desempenho acima do esperado, o que mostra o grande potencial da região para esse tipo de energia. As obras de ampliação do complexo Cerro Chato estão bem aceleradas. Estamos com cinco parques espalhados aqui no entorno do atual projeto, totalizando 39 aerogeradores, com capacidade instalada de 78 megawatts (MW) e foi viabilizado através do último Leilão de Energia Nova (A-3), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizado em agosto de 2009. Os parques Cerro Chato IV (10 MW), V (12 MW) e VI (24 MW), Ibirapuitã (24 MW) e Cerro dos Trindade (8 MW) estão sendo erguidos em áreas vizinhas a outros três parques, que compõem o Complexo Eólico Cerro Chato, cuja implantação já está em fase final", afirmou.
Segundo ele, a grande aposta da Eletrosul tem sido no potencial dos ventos do extremo sul do Brasil, onde as condições são excelentes para o aproveitamento da energia eólica. "A decisão de investir no Sul foi acertada, pois o Complexo Eólico Cerro Chato tem tido uma produtividade superior à estimada em projeto", defendeu o Engenheiro que também é da região. "Esperamos ainda este ano iniciar a montagem dos aerogeradores, para que no primeiro trimestre do ano que vem já estejamos com mais um parque eólico operando em Santana do Livramento", entusiamou. Ao chegar ao Parque Eólico, o Eng. Capoani destacou a importância das atividades dos profissionais da área tecnológica em projetos como estes, sendo um orgulho para os profissionais da Engenharia. "É o conhecimento técnico trabalhando para construir um mundo mais sustentável, considerando. Essas visitas servem para aproximar o Conselho das Regionais, verificando a nossa relação com a sociedade, para promover a integração", avaliou. Depois da visita, os engenheiros participaram de uma mesa-redonda na rádio RCC FM do município.