Sergs premia empresas inovadoras

À esquerda Arq. Zimmermann, Teitelbaum, Kruck, Berfran, Portes, Trennepohl e Bragança.. Créditos: Arquivo CREA-RS

Inovar para crescer. Este é o segredo das empresas vencedoras do prêmio Destaque Inovação em Engenharia. Instituída pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), a premiação visa incentivar a inovação e a sustentabilidade no setor de Engenharia, devido ao efeito multiplicador da área ao longo de toda a cadeia produtiva.
Na noite de 15 de outubro, no Teatro do CIEE, em Porto Alegre, seis empresas foram laureadas com o título de mais inovadoras em 2012 nas Áreas de Engenharia Agronômica, Stara (Agricultura de precisão); Engenharia Ambiental, o Instituto Biosenso de Sustentabilidade Ambiental; Engenharia Civil, Joal Teitelbaum Escritório de Engenharia; Engenharia Eletrônica, Cliever Tecnologia; Engenharia Mecânica, Volvo do Brasil Veículos; e Engenharia Química, a BSBIOS Indústria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil.
O CREA-RS apoiou a iniciativa, tendo o presidente da autarquia, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, aberto a cerimônia de premiação. Em seu discurso destacou que “a competição na economia força as empresas a adotarem novos paradigmas que permitam eliminar barreiras comerciais e culturais, encurtar distâncias, globalizar, renovar e criar formas de trabalho, gerando riquezas.” Enalteceu, também, as premiadas pelo o investimento em inovação que contribui para o engrandecimento da engenharia no país.
“Esta premiação inédita instituída pela Sergs demonstra a importância da engenharia e de suas obras para a melhoria social”, destacou o presidente da entidade, Arq. e Urbanista Sérgio Zimmermann. Em sua manifestação, fez um relato das maiores invenções e inventores da história da humanidade, finalizando que é um processo inesgotável para o desenvolvimento social e econômico mundial.
A BSBIOS foi agraciada pela produção de biodiesel, uma energia limpa e renovável, que apresenta vários benefícios à sociedade. "Com duas plantas industriais que possuem tecnologia de ponta, a companhia emprega engenheiros de diversas áreas que estão em constante busca por melhorias e aperfeiçoamentos tecnológicos para garantir produtos sustentáveis e de alta qualidade," destacou  o diretor presidente da BSBIOS Erasmo Carlos Battistella."
“Produzimos a primeira impressora 3D 100% nacional”, destacou o diretor comercial Rodrigo Kruck, ao receber a premiação concedida à Cliever Tecnologia.
O Eng. Civil Berfran Rosado, presidente do Instituto Biosendo de Sustentabilidade Ambiental, recebeu a agremiação e agradeceu aos parceiros e colaboradores.
O prêmio concedido ao Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum, membro do United States Green Building Council e pioneiro do Brasil na adoção de práticas sustentáveis na construção civil, foi recebido pelo diretor de relacionamentos, Cláudio Teitelbaum.
A quinta a ser agraciada foi a Stara Agricultura de Precisão pelo Controlador Topper 4500, que funciona como um scanner do solo. O diretor presidente, Gilson Trennepohl, ao receber o Prêmio destacou a importância da união das forças empresa e universidade no desenvolvimento e implementação de novas tecnologias. “Assim conseguiremos um Brasil melhor, fazer mais com menos”, enfatiza.
A Volvo do Brasil Veículos, foi a única vencedora que não tem sede em solo gaúcho, mas foi merecedora pela inovação ônibus híbrido. Segundo o gerente geral de vendas, Marco Portes, já estão sendo feitas tratativas com empresas gaúchas e em breve os ônibus também estarão circulando por Porto Alegre, a exemplo dos 30 veículos que estão trafegando em Curitiba.

Prestigiram o evento, o deputado federal Jerônimo Goergen, o Secretário de Obras Públicas Arq. Luiz Carlos Busatto, o Eng. Flávio Presser, diretor presidente do Dmae representando o prefeito José Fortunati, dirigentes de entidades, diretoria e conselheiros do CREA-RS, profissionais e demais convidados. Destacamos ainda a presença do presidente do Conselho Deliberativo da SERGS, Eng. Civil Francisco Bragança.