Aseagro comemora Dia do Engenheiro Agrônomo

Associados da Aseagro, que conta com 31 anos de fundação, junto aos Engenheiros Capoani e Melvis Barrios Junior. Créditos: Arquivo CREA-RS

No dia 12 de outubro, a Associação Santanense de Engenheiros Agrônomos promoveu, em Santana do Livramento, uma confraternização entre os associados e familiares da entidade para comemorar o Dia do Engenheiro Agrônomo, com a presença do presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, e do conselheiro federal Eng. Civil Melvis Barrios Junior. Na ocasião, o presidente Capoani ressaltou a atividade do Engenheiro Agrônomo. “É um profissional que aplica o seu conhecimento para aperfeiçoar os processos de produção agrícola. Dessa forma, contribui para garantir qualidade de vida às futuras gerações”, destacou, além de elogiar o encontro da Aseagro, no sentido de congregar profissionais e suas famílias. Natural do município, o Eng. Melvis falou sobre o momento de Santana do Livramento. “A instalação do Parque Eólico aumentou o mercado de trabalho e atraiu mais investimentos para o município, valorizando todas as modalidades profissionais do Sistema Confea/Crea”, incentivou.
De acordo com seu presidente, o Eng. Agrônomo Roberto M. Braz, a Aseagro há 31 anos trabalha na busca constante pela valorização deste profissional, destacando o papel do CREA-RS nessa caminhada. “O Conselho é o alicerce para a manutenção das entidades, principalmente as do interior, para que elas estejam inseridas em cada comunidade, contribuindo, inclusive, com assistência técnica às instituições carentes ou em ações da gestão pública municipal. Nesse caso, participamos de alguns Conselhos, como o de Meio Ambiente, Plano Diretor, bacias hidrográficas”, ressalta o presidente, que, desde que se formou, participa das atividades da Aseagro. Braz aproveitou para elogiar o Encontro Estadual de Entidades de Classe, que ocorreu em Santo Ângelo, em setembro. “Gostei muito de assistir aos cases de sucessos apresentados por algumas entidades. Voltamos bastante motivados para também criar ações semelhantes em Santana do Livramento, como objetivo de aumentar a visibilidade da Aseagro”, apontou.
Ainda segundo ele, a profissão do Engenheiro Agrônomo está em alta. “Qualquer empreendimento hoje que seja instalado, principalmente em razão dos problemas ambientais, necessita deste profissional  para a regularização do licenciamento ambiental, estudo de impactos no solo, entre outras atividades”, conta.
Para ele, a implantação do Novo Código Florestal, por exemplo, abre um novo mercado de trabalho, principalmente com relação à orientação aos produtores, que necessitarem adequar suas propriedades. “E tanto os Eng. Agrônomos que trabalham em órgãos públicos, quanto os que exercem suas atividades na iniciativa privada estão preparados para ocupar este espaço”, destaca.
Também da diretoria da Aseagro, o inspetor-chefe e secretário da Inspetoria do CREA-RS em Santana do Livramento, Eng. Agrônomo Leonardo Perez Rissotto, ressaltou o trabalho de integração da entidade. “Ainda somos um copinho de cristal, mas para muitas pessoas estamos em forma de aço”, destaca, explicando também sobre o trabalho da Inspetoria. “Às vezes, a única dificuldade fica por conta da interpretação das leis, principalmente com relação às obras civis. Mas na realidade a legislação é a mesma para todas as modalidades. Dessa forma, conseguimos interpretar, com base nesta legislação, as ocorrências do dia a dia obtidas com a fiscalização das obras civis urbanas. Assim como na parte rural, com a fiscalização em silos, viação agrícola, agrotóxicos. A experiência que adquirimos conforme os anos de participação no Sistema Confea/Crea ajuda a discernir melhor sobre os manuais de fiscalização”, relata.
Para o inspetor-chefe, a instalação da Inspetoria, há mais de 25 anos, no município facilitou o acesso dos profissionais às suas reais demandas. “Ficou mais rápido para registrar atestado, requerer documentos para participar de licitação, atualizar o cadastro junto ao CREA, sanar dúvidas com os funcionários”, explica, salientando ainda que mudanças da área da Agronomia, por exemplo, principalmente na questão ambiental, têm causado interpretações diferentes, fazendo com que os profissionais procurem a Inspetoria em busca de atualizações.
Defendeu ainda a participação maior dos profissionais às diversas instâncias do Sistema Confea/Crea, dentro das entidades de classe, no sentido de formar novas lideranças, com os novos convivendo com os mais antigos . “Se não nos unirmos, não nos agregarmos, não teremos forças”, avaliou o Engenheiro, com destaque para a categoria agronômica. “É uma categoria muito desagregada para lutar por seus direitos, fazendo com que perdêssemos muitas atribuições para outros profissionais. Temos de conquistar o nosso espaço e fazer valer as atribuições que conquistamos ao nos formamos e que o CREA nos habilita a exercê-las”, detalha, afirmando ainda que o mínimo para cada profissional é exercer a sua atividade com ética.