Notícia

Terceira edição da Enciclopédia do Minerais será lançada na 61ª Feira do Livro


Créditos: Arquivo USP

Reunir tudo o que se sabe sobre os minerais do Brasil era o propósito de Paulo Cesar Pereira das Neves ao ingressar no pós-doutorado no Instituto de Geociências (IGc/USP), em 2011. A pesquisa deu origem à Enciclopédia dos Minerais Brasileiros, série de sete livros que está sendo realizada em parceria com Daniel Atencio, professor do IGc que orientou o pós-doutorado. Os dois primeiros volumes, Elementos Nativos e Halogenetos e Sulfetos e Sulfossais, foram lançados no primeiro semestre. O terceiro livro da série será lançado na 61ª Feira do Livro em Porto Alegre, no dia 01 de novembro, às 19 horas.

Trata-se da maior compilação dos minerais brasileiros até hoje; a última havia sido feita em 1928, por Luiz Caetano Ferraz. O trabalho é minucioso e consiste no levantamento de material escrito desde o século XVII, segundo o professor Atencio. Os minerais estão listados por semelhança química, da formação mais simples para a mais complexa, seguindo a classificação de Strunz e Nickel. Há fotos e diversas informações, como suas ocorrências, propriedades e referências bibliográficas. Outro índice divide os minerais de acordo com suas localizações no território brasileiro.

Elementos Nativos e Halogenetos, o primeiro volume, foi publicado em 2013. Engloba, entre os elementos nativos, minerais formados por um só elemento químico, como o ouro, metal muito abundante no país, além de algumas ligas intermetálicas. Os halogenetos são compostos, que incluem a fluorita, muito utilizada na indústria como fundente, e a halita, mais conhecida como cloreto de sódio (NaCl) ou sal de cozinha.

O segundo volume, Sulfetos e Sulfossais, foi publicado em 2014 e abrange compostos formados com enxofre. São muitos os sulfetos, como a pirita (minério de ferro) e a galena, o mais importante minério de chumbo. Os sulfossais são mais raros e contêm arsênio, antimônio ou bismuto em sua composição.
Durante o processo de pesquisa do material, os autores puderam perceber e corrigir alguns erros. “Foram feitos comentários nos textos a respeito de problemas encontrados”, explica Atencio. O professor teve o papel de ajudar, revisar e complementar o trabalho feito por Neves, acreditando em sua relevância: “É muito importante conhecer os minerais de seu país”.

No total, virão mais quatro: Carbonatos, Sulfatos e Combinações Orgânicas, Fosfatos e Silicatos, que será dividido em duas partes. A previsão de Atencio é que todos sejam publicados até 2019.

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: