Notícia

XV Conemi e IX Seemi iniciaram nesta terça-feira em Novo Hamburgo


Eng. Melvis fala aos mais de 200 profissionais participantes do evento. Créditos: Arquivo CREA-RS

Com o tema "Os Desafios da Engenharia na Era da Inovação”, ocorreu nesta terça-feira (27) a abertura oficial do XV Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial Conemi e IX Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial Seemi, no campus de FEEVALE, em Novo Hamburgo. O evento encerra na quinta-feira (29).

A importância do evento para a troca de conhecimentos e a preocupação com o futuro da engenharia foram reforçados durante a cerimônia de abertura, que contou com a participação do presidente do CREA-RS, Eng. Civil Melvis Barrios Junior; pró-reitora de ensino da FEEVALE, professora Denise Ries Russo; presidente da Associação Brasileira de Eng. Mecânicos (Abemec), Luciano Grando; presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), Jorge Nei Brito; diretor da Mútua-RS, Paulo Deni Farias, e o conselheiro federal do CONFEA, Paulo Roberto Viana.

Durante sua fala, Melvis lembrou que o futuro será dominado pela tecnologia e pelos seus detentores. “O Brasil precisa de um projeto de desenvolvimento tecnológico. Hoje, somente 5% dos Engenheiros trabalham neste setor no Brasil, contra uma média de 25% nos EUA e no Japão, o que inviabiliza a produção de novas tecnologias. Os romanos dominaram o mundo por um longo período sob o domínio da espada, quem dominará os próximos 300 anos será quem obtiver o poder tecnológico”, afirmou. Segundo ele ainda, questões como os muitos títulos de engenharias e os novos cursos em EAD que estão sendo formados, merecem uma discussão ampla dos profissionais da área tecnológica. 

Já para o diretor do CREA-RS, Eng. Miguel Atualpa Núñes, o XV Conemi e IX Seemi são oportunidades de gerar e transmitir o conhecimento que a engenharia mecânica adquiriu durante anos. “Essa troca de saberes que o evento proporciona, entre alunos, professores, profissionais e entidades, a faculdade não consegue transmitir durante a graduação, por isso a importância de tantos alunos participarem”, finalizou. 

O Eng. Paulo Faria, colocou a Mútua-RS à disposição para colaborar com seminários e congressos que tragam conhecimento aos profissionais e estudantes. “Esse é o papel da Caixa de Assistência, apoiar eventos que fomentem novas ideais, novos aprimoramentos”.

Para o conselheiro federal, Roberto Viana, os seminários que envolvem tantos estudantes, profissionais e entidades necessitam debater assuntos que podem atrapalhar o desenvolvimento da engenharia, como os cursos em EAD, por exemplo. 

O presidente da ABEMEC, Luciano Grando, destacou a importância de os profissionais participarem ativamente das decisões da sociedade. “Um evento desse porte consegue unir o meio acadêmico, profissionais e entidades e debater questões que impactam diretamente com a sociedade. Esse é um dos papeis do Congresso”, lembrou. 

Ao finalizar a abertura, o presidente da Fenemi, Jorge Nei Brito também lembrou que o Congresso traz muitas participações de outros Estados. “Precisamos estar mais unidos enquanto categoria profissional.  Hoje somos mais de um milhão de profissionais em todo Brasil e o Conemi é uma amostra disso”, ressaltou. Jorge ainda anunciou que o próximo congresso já tem local definido. “Ele será realizado em Goiânia e esperamos a participação de todos os profissionais e um número muito grande de alunos”, finalizou. 

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: