SOP terceiriza projetos para reforma em mais de mil escolas

Encontro ocorreu no Gabinete da SOP, em Porto Alegre. Créditos: Arquivo CREA-RS

Com intuito de contar com o apoio do CREA-RS na divulgação da abertura do Edital para contratação de empresas de Engenharia para realização de Projetos destinados à ampliação e reforma das escolas públicas estaduais, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (18) o presidente do Conselho, Eng. Luiz Alcides Capoani, acompanhado pelo assessor da presidência Eng. Civil Donário Rodrigues Braga Neto, e o secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Arquiteto Luiz Carlos Busato.
De acordo com o secretário este é o maior pacote de projetos da história do Estado que está sendo disponibilizado à iniciativa privada. "A SOP vai deixar de ser executora para ser fiscalizadora dos projetos", ressaltou.Para o presidente do CREA-RS a iniciativa será importante para dar oportunidade às empresas do interior do Estado. “Vamos auxiliar na divulgação da iniciativa com todos os nossos associados.”
A ação contempla projetos de reformas e ampliações de 1.027 escolas gaúchas e tem um investimento de cerca de R$ 220 milhões.  “Estamos terceirizando projetos arquitetônicos e os complementares. A proposta contempla 28 lotes, e foi elaborado um conceito de preço para viabilizar um bom projeto”, destacou Busato. O gestor estadual explicou que o corpo de técnicos da SOP é pequeno para atender toda a demanda do Estado. Segundo o secretário, o processo visa oferecer oportunidade para que bons escritórios e organizações de arquitetura, engenharia e urbanismo mostrem o seu trabalho. “Cabe destacar que nenhuma empresa pode pegar mais do que três lotes”, disse.
Esta iniciativa faz parte do Plano Nacional de Obras (PNO) e os interessados em participar da licitação podem solicitar o edital e o termo de referência no protocolo da Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos (SARH), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), ou através do site www.celic.rs.gov.br (CR 245/15).  A licitação para a contratação está aberta até o dia 05 de novembro.