Reunião da CCEEC é realizada em Brasília

Aconteceu nos dias 19 e 20 deste mês, no auditório da Mútua Sede, em Brasília (DF), a 1ª reunião extraordinária do ano da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas da Engenharia Civil (CCEEC), com a presença de representantes da modalidade de diversos estados.O objetivo foi discutir as linhas gerais de atuação das Câmaras Regionais, entre outros assuntos. A reunião foi conduzida pelo coordenador nacional da CCEEC, eng. civ. João Luiz de Oliveira Collares e pela coordenadora adjunta, eng. civ. Lia Barbosa de Souza Sá. Também participou dos trabalhos, o conselheiro federal, eng. civ. Homero Catão Maribondo da Trindade.

A programação do segundo dia de trabalhos foi aberta com uma saudação especial dos diretores da Mútua, eng. civ. Paulo Guimarães (diretor-presidente), eng. civ. Jorge Silveira (diretor de Benefícios) e Gerson Taguatinga (diretor financeiro).

O presidente Paulo Guimarães externou a satisfação que Mútua sente em receber os representantes da Engenharia Civil e destacou que a Instituição está aberta a todos os profissionais do Sistema. “É muito importante essa interação. Já recebemos reuniões da Agronomia, agora sediamos esse encontro da Engenharia Civil e já está agendada para também acontecer em nosso auditório a reunião da Agrimensura. A Mútua está à disposição de todos os profissionais”, destacou. Ele ainda reforçou a importância da união para a defesa das atribuições profissionais e falou sobre a nova Diretoria Executiva da Mútua. “Estamos no início da nossa gestão e vamos trabalhar para melhorar ainda mais nossa Caixa de Assistência. O apoio social aos profissionais que se encontram em maior dificuldade financeira e de saúde e a concessão de bolsas de estudos aos filhos de associados carentes ou aos candidatos carentes que desejam se formar em um dos cursos da área tecnológica serão prioridades”, apontou Paulo Guimarães.

O diretor de Tecnologia da Mútua, eng. civ. Marcelo Morais, acompanhou o início reunião, no dia 19, e também cumprimentou os presentes enfatizando a parceria da Mútua com todos os fóruns do Sistema. “A Mútua está à disposição da Câmara. Vou ser o representante desse colegiado aqui na Caixa de Assistência. Estamos recolhendo contribuições de todos os segmentos para construirmos o plano de governança do triênio. Portanto, critiquem, reclamem e façam suas sugestões”, instigou o diretor, ao se referir ao planejamento da nova Diretoria Executiva da Mútua. Marcelo Morais ainda falou sobre o novo benefício Energias Renováveis, que a Mútua passará a oferecer em breve aos associados. “Esse novo benefício, voltado à sustentabilidade, está ligado diretamente aos profissionais, pois irá auxiliar nos projetos da área”, ponderou.

Também presente à abertura da reunião, o diretor-geral da Mútua-DF, eng. civ. Maxwell Simes de Souza Paiva, enalteceu o trabalho da Coordenadoria, lembrando que fazia parte do grupo. “Agora estou aqui na Mútua. Assumi esse desafio e estou muito satisfeito em ver como é possível ajudar os profissionais. A Mútua oferece inúmeros benefícios que realmente fazem diferença na vida dos profissionais. Vejo que muitos ainda desconhecem a Instituição, mas no planejamento da Caixa DF, temos como prioridade a disseminação da Mútua”, ressaltou.

Reforma no prédio da Mútua
Lamentando em receber os integrantes da CCEEC em meio a uma reforma que está sendo realizada no prédio da Mútua, os diretores da Caixa de Assistência ponderaram que apesar disso é com muito contento que a Mútua sedia a reunião da Câmara. “A reforma é para conferir mais qualidade ao ambiente aqui na Mútua e, em um segundo momento, também vamos promover ajustes para adequar o prédio às normas de mobilidade”, comentou o diretor de Benefícios, Jorge Silveira, responsável pela obra. Estão sendo feitos reparos para revitalização da fachada do edifício, adequação das instalações elétricas, impermeabilização do telhado e laje e melhorias nos banheiros.

Câmaras Especializadas
As Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas são compostas pelos coordenadores das Câmaras Especializadas dos Conselhos Regionais, conforme a Resolução nº 390/1994. Elas são fóruns consultivos do Confea que têm por objetivo estudar, discutir e propor a implementação de ações voltadas para a uniformização de procedimentos que visem à unidade de ação no território nacional e à maximização da eficiência das Câmaras Especializadas, observadas as peculiaridades regionais.

As Câmaras Especializadas dos Creas, por sua vez, são instâncias deliberativas que representam um espaço especializado para que os profissionais e as empresas se informem, tirem dúvidas e resolvam todas as pendências no exercício de suas profissões e atividades.

Elas têm por finalidade apreciar e julgar os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para o aperfeiçoamento das atividades dos Conselhos Regionais, constituindo a primeira instância de julgamento no âmbito de sua jurisdição.

CREA-DF