Notícia

Valorização e qualificação profissional são temas de palestra na UniRitter


Eng. Melvis Barrios Junior . Créditos: Arquivo Senge-RS

Cerca de 300 estudantes dos cursos de Engenharia da UniRitter lotaram o auditório do Campus Zona Sul da Universidade, na noite de terça-feira (3), em evento que teve como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pelas três principais entidades representativas dos Engenheiros: Conselho Regional e Engenharia e Agronomia (CREA-RS), Sindicato dos Engenheiros (SENGE-RS) e Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS). A iniciativa foi promovida pelos professores coordenadores dos cursos da área de Engenharia José Luiz Finger, Belkys Bittencourt, Diego Augusto de Jesus Pacheco e Sergio Luiz Telles Bartex.

Na oportunidade, o presidente do CREA-RS, Eng. Melvis Barrios Junior, destacou algumas questões que poderão impactar a área tecnológica no futuro. Para ele, os próximos 100 anos serão dominados por quem obtiver o poder tecnológico. “O Brasil precisa de um projeto de desenvolvimento tecnológico, com altos investimentos por parte do governo e das empresas. Hoje no Brasil, somente 5% dos Engenheiros trabalham no setor de pesquisa, contra uma média de 25% nos EUA e no Japão, o que inviabiliza a produção de novas tecnologias”. Segundo ele, ainda, não se pode admitir que pós-graduações e mestrados não gerem atribuição para os profissionais. Destacou também outras questões, como os muitos títulos de Engenharias e os novos cursos em EAD que estão sendo formados, merecem uma discussão ampla dos profissionais da área tecnológica. 

O presidente do SENGE, Alexandre Wollmann, falou sobre a importância da valorização profissional na Engenharia, uma profissão fundamental para o desenvolvimento tecnológico e socioeconômico do País. Ressaltou a necessidade dos futuros profissionais buscarem qualificação constante tanto pela demanda do mercado, quanto pela sua responsabilidade técnica em relação aos projetos e serviços que executarem durante toda a sua carreira. Ele também alertou para o trabalho que vem sendo realizado pelo SENGE, em parceria com o CREA, na vigilância sobre a ocupação de cargos técnicos e o cumprimento da legislação referente ao Salário Mínimo Profissional. 

Também participaram do evento, o gerente de Apoio às Instituições de Ensino do Conselho, João Angelo Lermen; o vice-presidente da Sociedade de Engenharia, Edgar Bortollini; os diretores de Negociações Coletivas do sindicato, Tadeu Rodriguez, e de Apoio e Qualificação Profissional do sindicato, Nanci Giugno. 

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: