Conselho e Corsan unem esforços em Termo de Cooperação Técnica

Da esq.: Eng. Luciano, Presser e Eng. Melvis. Créditos: Arquivo CREA-RS

O CREA-RS e a Corsan firmaram Termo de Cooperação Técnica nesta terça-feira (3). Em reunião realizada na sede da Companhia, o presidente Flávio Ferreira Presser, o diretor Comercial, Eng. Luciano Eli Martin, e o presidente do Conselho, Eng. Civil Melvis Barrios Junior, assinaram o documento que prevê que as duas entidades colaborem entre si para uma maior fiscalização às ligações clandestinas de água, mediante a troca de informações, compreendendo as informações sobre a existência de obras e utilização de poços artesianos, conforme registros e cadastros.

Barrios enxerga com otimismo a celebração do convênio, que “facilitará a reciprocidade entre Corsan e Crea”. Para Presser, “é muito importante que o Conselho faça esse tipo de fiscalização. Vemos muitos casos de lugares com atividades comerciais ou industriais que decidem abrir poço próximo aos nossos, o que prejudica o abastecimento e nos obriga a realizar outras perfurações em solo”. Entre as obrigações assumidas, cabe ao CREA-RS informar à Corsan a ocorrência de obra onde exista poço artesiano (independentemente da outorga para utilização) ou que não apresente ligação de água regularizada; e à Corsan fornecer ao Crea-RS a listagem de novas instalações de água, com endereço e nome do proprietário.

Na ocasião, o Eng. Melvis aproveitou para manifestar a discordância do Conselho quanto ao teor do dispositivo que obriga que os Engenheiros Químicos procedam a sua inscrição no Conselho Regional de Química, sem a observância ao decreto-lei n.º 8.620, de 10 de janeiro de 1946, que estabelece o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, devendo apenas estarem registrados no CRQ quando suas funções, como químico, assim o exigirem.

Ao receber o documento, o presidente da Corsan também manifestou opinião favorável à manifestação do Eng. Melvis, informando que irá avaliar o procedimento que está sendo adotado na Companhia.