Inspetores discutem rumos do CREA-RS em Torres

Abertura Seminário das Inspetorias. Créditos: Arquivo CREA-RS

Teve início na noite de quarta-feira (24), o XXVIII Seminário das Inspetorias, que este ano está acontecendo no município de Torres. O evento reúne anualmente inspetores das 43 Inspetorias, representantes das 11 Zonais, conselheiros representantes das sete Câmaras Especializadas na Coordenadoria, coordenadores da Coordenadoria das Inspetorias e membros da diretoria do CREA-RS , sob a coordenação da Coordenadoria das Inspetorias do Conselho gaúcho, com o apoio da Inspetoria local. A abertura ocorreu no clube SAPT, onde foram apresentados os temas que serão discutidos durante os três dias do evento, que segue até amanhã.
O anfitrião do encontro, inspetor-chefe da Inspetoria do CREA-RS em Torres, Marco Antônio Collares Machado, destacou a felicidade e responsabilidade em receber os inspetores do Conselho na cidade. Apresentou, ainda, o novo projeto capitaneado pela Inspetoria e que será apresentado no Seminário, a Cartilha de Aprovação de Projeto de Torres. “Será uma experiência nova no Sistema, esclarecer o que é necessário e exigido no município para aprovar um projeto”. Collares informou que, além de Torres, Arroio do Sal também terá uma Cartilha padronizada, nos moldes da de Torres. “Esta iniciativa faz parte da campanha de valorização do profissional, buscando trazê-lo ao CREA-RS, fazê-lo participar”, explicou, agradecendo o apoio da Diretoria, Prefeitura e Ministério Público.
O coordenador das Inspetorias, Eng. Agr. Bernardo Palma, destacou o grande número de presentes, mesmo o encontro tendo começado em uma quarta-feira,  dizendo “demonstrar a responsabilidade e preocupação dos inspetores em participar e contribuir com o desenvolvimento e melhoramento do CREA-RS e de suas Inspetorias”.  Falou aos presentes sobre os diversos debates programados e das palestras técnicas que encerrarão o encontro na manhã de sexta-feira, em um painel sobre energias alternativas.
Convidado a participar, onde falará sobre Modelo de Fiscalização do CREA-PR, o presidente do órgão, Eng. Civil Joel Kruger, parabenizou o Conselho gaúcho pelo evento, dizendo serem os inspetores os representantes do presidente nos diversos municípios do Estado. “No Paraná temos 35 inspetorias e 220 inspetores, que contribuem com o Crea e com a gestão, principalmente no que se refere à fiscalização, a qual buscamos que seja educativa, preventiva, mas, principalmente efetiva.” Falou sobre a palestra que realizará, mas ressaltou que “mais que apresentar as ações do Paraná, estamos aqui para aprender com vocês.”

Durante abertura do evento, foi renovado Convênio de Fiscalização mantido entre o CREA-RS e a Prefeitura de Torres. Na foto Eng. Capoani e secretário João Cardoso

Representando o prefeito, João Alberto Cardoso, o secretário de Planejamento, Tributração, Controle e Atendimento ao Cidadão, Aristeu Moreira, agradeceu por terem escolhido Torres para sediar o evento. Também citou o processo de criação da Cartilha, do qual participou, dizendo ser um material muito importante para Prefeitura, CREA e profissionais. Saudou, ainda, a renovação do Convênio de fiscalização entre o CREA-RS e o município de Torres, que foi assinado na cerimônia de abertura, e prevê a troca de informações entre as fiscalizações dos dois órgãos.
Encerrando a cerimônia, o presidente do Conselho gaúcho, Eng. Luiz Alcides Capoani, como o secretário, agradeceu e parabenizou a Inspetoria de Torres, em nome do inspetor-chefe, pela produção da Cartilha “que além de orientar os profissionais, trará benefícios à população do município”. Destacou, ainda, a importância dos convênios. “O Conselho tem que trabalhar de forma integrada com os demais órgão de fiscalização dos municípios e nossos inspetores, como representantes oficiais nas cidades, tem de se preocupar em fazer esses convênios com a municipalidade, essa é minha única cobrança, levar o Crea a trabalhar de forma integrada para melhor atendermos a sociedade gaúcha.” Também ressaltou os importantes debates que ocorrerão no evento, envolvendo fiscalização, o CAU e, principalmente, as discussões sobre a Constituinte do Sistema Confea/Crea, que se estenderão à próxima SOEA, sediada em Gramado no próximo ano. “Será um divisor de águas, somos um Conselho multiprofissional forte e pujante e tenho certeza que vai sair uma constituição que agradará a todos os profissionais”, lembrando que a intenção é modernizar e atualizar a Legislação atual.

Ex-presidente do CREA-RS e atual diretor-presidente da CreaCred, Eng. Agr. Gustavo Lange, prestou uma homenagem ao atual presidente Eng. Luiz Alcides Capoani