CREA-PR participa de Seminário das Inspetorias do Conselho Gaúcho

Presidente e Coordenadores das Inspetorias do CREA-RS agradecem a participação dos convidados paranaenses. Créditos: Arquivo CREA-RS

O CREA-PR marcou presença no Seminário das Inspetorias do CREA-RS, abrindo as apresentações do encontro, na manhã desta quinta-feira (25), com o presidente, Eng. Civil Joel Kruger, e o superintendente, Eng. Agr. Celso Ritter, que, primeiro a falar, palestrou sobre a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo e suas implicações na Legislação Profissional do Sistema Confea/Crea. Em seguida, o presidente do CREA-PR apresentou o Modelo de Fiscalização do Regional paranaense, que modernizou e potencializou sua atuação com foco nos diagnósticos obtidos pelo programa de informática denominado Sistema de Informações Geográficas do CREA-PR (SIG).  O Regional também baseia suas ações no Sistema de Gestão de Qualidade, que diagnostica as áreas que devem ter melhorias e traça metas a curto e longo prazo para que as qualificações se realizem.
A Fiscalização no Paraná é realizada por meio de 41 agentes fiscais, sendo 34 de nível superior e sete de nível técnico, divididos entre as oito regionais e 35 Inspetorias que o Regional mantém, cada uma contando com um Gerente Regional, responsável pela área administrativa e um grupo de inspetores. “A Fiscalização está no centro de nosso Sistema de Gestão”, explicou Kruger, dizendo que o ciclo do gerenciamento de todos os processos se dá pelo método APCA, onde os resultados alimentam as metas e os objetivos a serem alcançados.  “Utilizamos em todos os processos, especialmente na Fiscalização, nossa ação primeira”, reforçou.
Todos os agentes fiscais possuem tablets onde cadastram as informações das fiscalizações realizadas, que ficam online e são colocadas no sistema no momento da vistoria. “Além da tecnologia, temos a preocupação de oferecermos todos os Equipamentos de Proteção Individual, inclusive protetor solar”, explicou Kruger.  Os agentes fiscais trabalham com um planejamento mensal individual, onde tem a programação para todos os dias úteis do mês. “Hoje ele recebe esse planejamento por papel, mas está sendo implementado que essas tabelas estejam online. Então, pela manhã, o fiscal já terá acesso a sua rotina e eventuais alterações que houver poderão ser feitas direto no Sistema”, destacou. Explicou, ainda, que desta forma o fiscal tem uma autonomia relativa, pois toda sua ação é planejada antecipadamente. “Ele sabe para qual bairro vai ou para qual cidade e com isso conseguimos mapear geograficamente se a aquela zona está sendo bem fiscalizada.”
Sistema de Informação Geográfica do CREA-PR
As ações fiscalizatórias são definidas por demandas advindas das Câmaras, de denúncias ou dos dados obtidos pelo mapeamento digital do SIG, onde, por meio de mapas, há o reflexo de onde há maior incidência de uma modalidade ou de outra ou onde há carência de fiscalização. “Através do SIG, podemos mapear dentro da cidade quais as fiscalizações foram feitas por rua, por bairro, por cidade, e identificar os problemas de planejamento, com os dados disponíveis para todos os fiscais”, relatou o presidente, indicando que as informações vão além do Conselho, pois são uteis para toda a sociedade, empresas e profissionais, que podem visualizar o aquecimento de um setor da construção ou do meio agrícola, por exemplo. “Os gráficos gerados também nos dão previsões de arrecadação”, destacou.
Todo o Sistema foi elaborado e é gerido por um Laboratório de Geoprocessamento, montando pelo Regional com equipe própria dentro do Departamento de TI. Para Kruger os resultados já são aparentes. “Tudo isso tem significado, econômico e de potencialização do trabalho das nossas equipes, pois com o mesmo número de fiscais produzimos mais. Estamos qualificando o processo”, destacou informando que a meta de 2012 estava em 60 mil fiscalizações, e o Regional já alcançou 56 mil. “A meta é aumentarmos em 50% nossa fiscalização até 2014, queremos chegar a 80 mil”, informou o Engenheiro.
Para alcançar estes resultados, além do investimento em TI, também está aberto concurso público, onde serão incorporados mais 35 agentes fiscais à equipe paranaense. O CREA-PR também busca que cada modalidade seja fiscalizada por profissionais com formação específica para aquela área e implantou Núcleos de Fiscalização Especializada. “Dividimos o Estado em três regiões, assim centralizamos os núcleos especializados - em três cidades estratégicas -, e mantivemos a rotina diária descentralizada”, explicou, dizendo que haverá núcleos especiais que farão as fiscalizações mais complexas. “A fiscalização de rotina, será feita com profissionais que tem menor experiência, e as mais complexas  destinadas a três núcleos de especializada”. Para ele, todo o processo foi uma mudança de paradigma, buscando maior efetividade e qualificação.