Primeira Comissão Multimodal é instalada em Santana do Livramento

Representantes das oito modalidades profissional da região participam da comissão multimodal. Créditos: Arquivo CREA-RS

Nesta Segunda-feira (30), a inspetoria de Santana do Livramento recebeu o presidente do CREA-RS, Eng. Melvis Barrios Junior, acompanhado pelo gerente da Coordenadoria das Inspetorias, Eng. Civ. Rodrigo Marques, e pelo coordenador das Inspetorias, Geól. e Eng. de Seg. Trab. Pablo Palma, para a instalação da primeira Comissão Multimodal do Conselho no Estado. Foram convidados para participarem da Comissão, profissionais das oito diferentes modalidades na região. O projeto piloto será implementado em mais quatro inspetorias até o final do ano e tem como principal objetivo descentralizar e dar mais agilidade nos processos, principalmente na área de fiscalização.

As Comissões Multimodais são um órgão da estrutura básica das Inspetorias que têm por finalidade auxiliar no aperfeiçoamento das atividades do Sistema Confea/Crea e debater os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional, analisando os processos protocolados e originários de sua região jurisdicional. Sua ação irá acelerar o trabalho da Gerência de Fiscalização e diminuir a carga de processos das inspetorias.

Segundo o Eng. Melvis, as Multimodais são compostas por um profissional e um suplente de cada modalidade profissional. “Hoje temos pouca participação dos nossos profissionais junto ao Conselho. O sistema de inspetorias funciona há mais de 20 anos e não possui todas as modalidades, por isso vimos a necessidade de mudar e aprimorar com a implantação das multimodais. As comissões se reunirão uma vez por mês, coordenadas por um dos três inspetores e terão o objetivo de analisar os processos de fiscalização daquela região. Isso ajudará a descentralizar as atividades e melhorar a qualidade da ação do Conselho”, explicou. Conforme explicou, o ano de 2016 será o período para avaliar o modelo e apontar os pontos positivos e negativos do projeto, para ampliá-lo em 2017.

Presidente Melvis recebe troféu e é homenageado durante o evento

O gerente Eng. Rodrigo Marques reforçou a necessidade de ir ajustando as Multimodais nesta fase piloto. “Estaremos trabalhando em conjunto com vocês e precisamos que nos passem as sugestões de melhorias para que possamos construir esse projeto em conjunto”, afirmou. Para o coordenador das Inspetorias Geól. e Eng. de Seg. Pablo Palma, o modelo de Multimodais é a principal aposta desta gestão. “Necessitamos de mudanças e essa é a melhor possibilidade dela acontecer. O CREA-RS é um prestador de serviços para nossos profissionais e essa descentralização nos processos ocasionadas pelas Multimodais, só tem a beneficiá-los”, finalizou.

O inspetor-chefe de Santana do Livramento, Eng. Eletricista Gonzalo Emilio Bonfiglio, agradeceu a confiança do Conselho na Inspetoria e agradeceu aos 11 profissionais da região por terem aceitado o convite para participar das Multimodais. “Esta fase piloto irá ajudar a ajustar essa ideia e adaptá-la nas diversas regiões, para que futuramente possa ser implementada em todo o Estado”, afirmou.

Profissionais da Comissão Multimodal de Santana do Livramento:
Eng. Agrônomo Guilherme Coelho Garcia – Titular
Eng. Agrônoma Lorena Ratto Padilha – Suplente
Eng. Civil Pâmela Christiane de Almeida Pereira - Titular
Eng. Civ. Miguel Henrique Nunes de Castro – Suplente
Eng. Eletricista José Newton Coffy Bilhalba – Titular
Eng. Florestal Fernando Bueno Simões Pires – Titular
Geóloga Rachel Cardoso Barcellos – Titular
Eng. Mecânico Jorge Luiz Rodrigues Balsadua - Titular
Eng. Oper. Mec. Máq. Ferram. E Eng. Seg. Trab. Julio Cezar Neves Garagorry – Suplente
Eng. Químico Lucas Gill Larruscahim – Titular
Eng. Ind. Mec. e Eng. Seg. Trab. Uberfil Emilio Acunha Sole - Titular