Edição 111 da Conselho em Revista

Na última edição de 2015 da publicação do CREA-RS, a matéria de capa fala sobre a votação histórica que ocorreu no Comitesinos em novembro. Como 26 votos a favor e 4 contra, foi aprovado o Mapeamento das Áreas Inundáveis na Bacia do Rio dos Sinos. É um mapa que define até onde vai a água e que pode orientar os planos diretores e os licenciamentos das prefeituras e do Estado, possibilitando maior transparência à sociedade e aos órgãos públicos sobre os locais que recebem investimentos para moradias e várias atividades humanas. A deliberação atende a uma das principais metas do Plano de Bacia do Rio dos Sinos, em vigor desde o ano passado.  Na reportagem, a Conselho em Revista ouviu vários setores, como os representantes da Caixa Econômica Federal, que firmou um acordo de Cooperação Técnica com o Comitesinos, com o objetivo de inibir a construção habitacional nas planícies de inundação da Bacia, visando à proteção ao meio ambiente e à dignidade da pessoa.

O CREA-RS promoveu e apoiou vários eventos em prol do desenvolvimento tecnológico. Fique por dentro do que trataram alguns deles nas páginas desta edição, como o “Cadastro Ambiental Rural”, “Transporte público e o alternativo” e o Seminário sobre os Entraves em Obras Públicas. Também mostramos as principais discussões que ocorreram em dois encontros importantes, o Seminário das Inspetorias e o XV EESEC, que reuniram inspetores e representantes de entidades de classe, respectivamente. A comunicação acompanhou a 25ª Força-Tarefa, que faz parte do Projeto de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos, do Ministério Público do Trabalho no RS (MPT-RS) e visa a investigar o meio ambiente de trabalho dos frigoríficos gaúchos, como gestão de risco, ergonomia, atividades técnicas. Entenda o projeto nesta reportagem.

O nosso entrevistado é o Eng. Civil Francisco Kurimori, que preside o maior Conselho profissional do País, o CREA-SP, com 370 mil profissionais registrados, e conversa conosco sobre o momento político brasileiro e sobre a engenharia nacional. Os profissionais em suas várias modalidades podem aproveitar os artigos técnicos dos espaços das Câmaras Especializadas. Como se vê, antes de o novo ano começar, a Conselho em Revista vem repleta de boas informações. Disponibilizada no site do CREA, a partir desta sexta-feira, a versão impressa começa a ser distribuída na segunda. Boa leitura.