Notícia

CDER-RS reúne-se no CREA-RS


Presidente Eng. Melvis participa do encontro do CDER. Créditos: Arquivo CREA-RS

No Dia de todos os Engenheiros, 11 de dezembro, os coordenadores regionais em exercício e os eleitos para a gestão 2016/2017 estão reunidos na sede do CREA-RS. De acordo com o Eng. Agrônomo Mauro Cirne, que encerra o mandato à frente do Conselho de Entidades Regionais (CDER-RS), a reunião além de discutir a situação atual das entidades de classe diante o cancelamento de repasses, objetiva debater o fortalecimento das entidades e discutir o planejamento estratégico a ser colocado em prática para os novos coordenadores que assumem em janeiro de 2016.

Na abertura do encontro, o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Melvis Barrios Junior, falou sobre afastamento do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Eng. Tadeu da Silva, e sobre a repercussão nos Creas. Também falou sobre a situação da entidades de classe com a Resolução n. 1.065 e a Lei n. 13.019, que altera o repasse de valores para as entidades. 

A Resolução n. 1.065 suspende as resoluções nº 1.052 e nº 1.053 de 2014, que dispõem sobre a concessão de recursos para o aperfeiçoamento técnico científico, de inovação e cultural pelo Sistema Confea/Crea e sobre a concessão de recursos para as entidades de classe visando apoiar ações de fiscalização e valorização profissional. Já a Lei 13.019/2014 alterará a sistemática de repasse de recursos as Entidades. 

Na avaliação do presidente, a Resolução não tem fundamento, pois apenas suspende o repasse de parte de ART, mas não normatiza corretamente. “Caberá ao Confea emitir resoluções orientando os Creas para o correto cumprimento da nova norma legal”, avalia.

Abordou ainda a questão do regulamento do CDER-RS. “É necessário um aprimoramento do regulamento, para evitar que alguns itens fiquem sem base legal dentro do Sistema. Os coordenadores terão todo o ano de 2016 para realizar este trabalho e apresentar uma proposta no XVI EESEC, que ocorrerá em Bagé no próximo ano. Com um amplo colegiado será possível regularizar as questões pendentes”, aponta.

Além de apresentar o responsável pela Gerência de Apoio às Entidades de Classe, o Eng. Florestal João Lermen, o presidente Eng. Melvis agradeceu à “liderança forte” do Eng. Agrônomo Mauro Cirne. “Foi um excelente trabalho que contribuiu para a instalação do CDER. E o início é sempre muito difícil, porque é preciso criar uma cultura, sedimentar o trabalho para que venha a ser valorizado”, ressaltou. 

O atual coordenador, Eng. Mauro Cirne, aproveitou a reunião para criticar o fato de não haver dentro do Confea uma discussão sobre as entidades de classe. “É urgente a necessidade da criação de uma comissão que trate dos repasses das entidades de classe, levando em conta que elas não recebem mais os repasses das ARTs”, pontuou, propondo que o presidente Eng. Melvis levasse esta demanda para a próxima reunião do Colégio de Presidentes, chamando-o de 

Segundo o presidente, o tema já é discutido no CREASul, que reúne os Creas da Região Sul. “Vamos encontrar uma solução”, pontuou. 

Finalizou propondo uma reunião no dia 28 de janeiro. “Até lá teremos de ter uma proposta”.

 

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: