Grupo de Trabalho Formação Acadêmica e Profissional reúne-se com CNE

Da esq.: Kleber Santos, Erasto Mendonça, Luiz Curi, Paulo Barone, Oswaldo Paiva Filho e João Luis Collares. Créditos: Arquivo Confea

Os integrantes do Grupo de Trabalho Formação Acadêmica e Profissional cumpriram agenda ontem (9) no Conselho Nacional de Educação, onde foram recebidos pelo presidente da Câmara de Educação Superior, Erasto Fortes Mendonça. Na pauta, a revisão das diretrizes curriculares dos cursos abrangidos pelo Sistema Confea/Crea, que está em andamento no CNE. “Estamos buscando uma maior aproximação entre Confea e CNE, por meio de parceria e diálogo”, diz o coordenador do grupo, Eng. Civ. João Luis Collares. A proposta é afinar o entendimento sobre os assuntos que são tratados tanto pelo CNE quanto pelo Confea, como, por exemplo, a formação de engenheiros e agrônomos.

No encontro, o presidente da Câmara de Educação Superior sugeriu ao GT que a agenda de debates seja mantida também com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), unidade do Ministério da Educação responsável pela regulação e supervisão de instituições de educação superior, públicas e privadas. A partir desta sugestão, o GT também pretende ampliar a agenda e marcar reunião com representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep) para discutir a fiscalização de alguns itens dos cursos superiores, como o cumprimento do projeto pedagógico e a verificação do registro profissional dos docentes.

Ainda durante a quinta reunião, realizada no Confea nos dias 9 e 10, o GT Formação Acadêmica e Profissional propôs a prorrogação do prazo de vigência do GT. A proposta é obter mais informações para subsidiar o posicionamento do Confea sobre diretrizes curriculares, harmonização de nomenclatura de cursos e revalidação de diplomas estrangeiros. “Os três temas são complexos, o que exige mais tempo para atender aos objetivos do GT”, explica o coordenador João Luis Collares.

O grupo de trabalho é fruto dos eventos "Diálogo Confea/CNE-MEC", realizados em dezembro de 2014 e janeiro de 2015, em Brasília. Durante a agenda, o conselheiro Nacional de Educação, professor Luiz Roberto Liza Curi sugeriu que, em caráter de urgência, fossem delineadas estratégias de ação conjunta do Sistema Confea/Crea para tratar dos desdobramentos dos principais tópicos discutidos na ocasião. Também nesses eventos, o ex-presidente do CNE doutor José Fernandes de Lima solicitou que o Sistema elaborasse e encaminhasse ao MEC/CNE documento que represente as preocupações e aspirações da categoria.

Equipe de Comunicação do Confea