Começa operação da força-tarefa do MPT na JBS em Caxias do Sul

Equipe chega ao frigorífico localizado em Caxias do Sul . Créditos: Arquivo MPT-RS

Começou, às 8h30 desta terça-feira (15), a última operação de 2015 da força-tarefa estadual, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que investiga meio ambiente do trabalho em frigoríficos gaúchos. O alvo é a JBS Aves Ltda., que apesar do nome abate 2.750 suínos diariamente. A planta está localizada na rua João Andriollo, 1.167, bairro Ana Rech, em Caxias do Sul. A fábrica tem 1.009 empregados: 582 homens, 390 mulheres e 6 menores aprendizes, além de 31 afastados. Alguns são estrangeiros, do Haiti e da República Dominicana. Existem mais 166 terceiros prestadores de serviços.

Esta é a 30ª ação do grupamento operacional, desde janeiro do ano passado (9 em 2014 e 21 em 2015). Até agora, foram vistoriados 14 avícolas (incluindo 4 monitoramentos na Serra), 7 bovinos, 8 suínos e 1 fábrica de rações. Interdições de máquinas e atividades paralisaram 12 plantas (6 avícolas, 3 bovinas e 3 suínas) em vistorias com participação do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). O calendário de 2016 já foi programado e prevê nova série de inspeções por todas regiões do Rio Grande do Sul.

A operação se estenderá até quinta-feira. A ação é coordenada pelo procurador do Trabalho Ricardo Garcia e tem apoio técnico do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Serra, com sede em Caxias do Sul, e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS), além da participação do movimento sindical dos trabalhadores. Relatórios dos parceiros instruirão inquérito civil (IC) em andamento no MPT caxiense.

Força-tarefa completa 30 ações desde janeiro de 2014 (9 no ano passado e 21 neste ano); somente neste último trimestre, foram 10 vistorias; calendário de 2016 prevê mais inspeções.