Fiscalização: Operação Verão 2016 inicia dia 04 de janeiro

Equipe do CREA-RS em fiscalização ao Planeta Atlântida de 2015. Créditos: Arquivo CREA-RS

Entre os dias 04 janeiro e 31 de março, a equipe de Fiscalização do CREA-RS realiza a Operação Verão 2016, com a participação de 65 agentes fiscais e com abrangência em todo o Estado. Os focos serão as praias e balneários, clubes sociais, parque aquáticos e eventos efêmeros. A Operação tem por objetivo reforçar a fiscalização durante o período de alta temporada, de forma a proporcionar que estes locais estejam habilitados para funcionamento em relação aos Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndio, instalação e manutenção de equipamentos. Os agentes fiscais do Conselho também irão realizar um trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros, em especial nas fiscalizações aos eventos Planeta Atlântida e Garota Verão.

Confira o que será verificado:
- Laudos Técnicos: Laudos técnicos são solicitados nesta ação pelo Corpo de Bombeiros. São eles: Laudo Técnico das Instalações Elétricas; Laudo Técnico Estrutural; Laudo Técnico Teste de Estanqueidade das Instalações e Redes de Gás; Laudo Populacional; Laudo de Renovação de Ar (através de ar condicionado ou equipamento similar); Estudo do Impacto de Vizinhança; Laudo de Incombustibilidade; Laudo Acústico e Projeto e Execução de PPCI - Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio, (conforme TRDP padrão). Todos devem ser elaborados por profissionais habilitados acompanhados pela ART, uma vez que estes laudos informam o estado do equipamento, e ou, da casa noturna.
- PPCI: As atividades desenvolvidas na elaboração e execução do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) devem ser realizadas por profissionais e empresas legalmente habilitadas com a emissão das ART's.
- Estruturas Metálicas: Serão verificadas as montagens de arquibancadas, palcos, camarotes nos eventos no litoral.
- Manutenção de equipamentos: Serão verificadas as instalações/manutenções de equipamentos em parques aquáticos, parques de diversões, eventos efêmeros, etc.
- Iluminação e Sonorização: Deverão ser fiscalizados nos eventos realizados durante o período da ação estadual.
- Banheiros Químicos: Locação e instalação dos mesmos, deverá possuir ART.
- Manutenção de Piscinas: Proteção dos sugadores e tratamento da água, deverá possuir ART. Caso o profissional ou empresa que estiver executando o trabalho for registrada no CAU ou CRQ, deverá apresentar o documento de responsabilidade técnica referente ao seu Conselho.