"Explosões e Acidentes Ampliados" são tema da primeira edição Painéis Senge-RS

Estão abertas as inscrições, gratuitas, para a primeira edição do Painéis da Engenharia 2016, que acontece, às 19h, com o tema Áreas Classificadas – Explosões e Acidentes Ampliados. O evento é uma realização do Sindicato, através do seu Conselho Técnico Consultivo.

A palestra será conduzida pelo engenheiro Sergio Giguer, ex-funcionário da CEEE e ex-professor da PUCRS, autor do livro Proteção de Sistemas de Distribuição, instrutor das empresas Vale do Rio Doce, Petrobras, entre outras. Na sequência, será apresentada uma abordagem jurídica do tema pela advogada Karla Schumacher Vitola, especializada em Direito Civil e Empresarial e Registro de Marcas e Patentes, sócia do Escritório Schumacher & Vitola Advocacia, escritório que presta assessoria jurídica ao SENGE.

Áreas Classificadas são locais capazes de gerar explosões decorrentes da presença de gases, vapores, poeiras e fibras. O evento tem como objetivo divulgar os riscos de explosões em plantas industriais, capazes de afetar a comunidade e o meio ambiente, e podendo gerar ainda efeitos mutagênicos, teratogênicos e carcinogênicos em seres humanos.

Serão discutidos casos reais, de repercussão nacional e internacional e a legislação pertinente (Normas Regulamentadoras 10 e 12, NBR 5418, NBR 9597, Normas IEC 60079-10, Resoluções Conama, Portarias do Inmetro, OIT 174, Normas CENELEC e NEC).

Mais informações pelo site http://www.sengers.org.br/site/noticias/2263/paineis-da-engenharia-2016-areas-classificadas-explosoes-e-acidentes-ampliados ou através do e-mail qualificacoes@senge.org.br ou pelo telefone (51) 3230-1600.