CREA apresenta relatório sobre frigorífico Nicolini (Garibaldi)

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (CREA-RS) apresentou ao Ministério Público do Trabalho (MPT) em Caxias do Sul relatório da inspeção fiscal realizada em entre 20 e 21 de outubro, na Frigorífico Nicolini Ltda, em Garibaldi. O documento foi produzido em decorrência da ação da força-tarefa que investiga as condições de trabalho dos frigoríficos gaúchos e fundamenta investigação sobre meio ambiente de trabalho, conduzida pelo procurador do Trabalho Ricardo Garcia.

O CREA autuou empresas e profissionais que prestaram serviços ao frigorífico sem terem o registro no Conselho, como exigido por Lei. Foi o caso das empresas responsáveis por recarga de extintores, destinação de resíduos e assistência técnica de sistema de detecção de amônia. Também foi constatado que o frigorífico não cumpre o pagamento do salário mínimo profissional dos engenheiros.

O relatório é assinado pelo gerente de fiscalização do CREA, Marino José Greco, pela supervisora de fiscalizaçãoAlessandra Maria Borges e pelo agente fiscal Emerson Jauri Rinaldi. Dúvidas quanto a atribuições profissionais e conduta ética profissional serão analisadas pelas Câmaras Especializadas do CREA referentes às respectivas modalidades profissionais, sendo emitido parecer para andamento aos procedimentos fiscalizatórios. Após a análise da documentação apresentada, novas fiscalizações poderão ser realizadas na empresa ou em outras terceirizadas responsáveis por serviços técnicos prestados ao frigorífico.

Fonte: MPT