Presidentes dos CREAs da região Sul reunidos na capital

Da esq.: Engenheiros Vulmar, Joel, Melvis e Kita. Créditos: Arquivo CREA-RS

Durante toda esta segunda-feira (21), os presidentes dos três CREAs da região sul estiveram reunidos em Porto Alegre. O Eng. Agr. Joel Kruger (PR), Eng. Civil Kita Xavier (SC) e Eng. Civil Melvis Barrios Junior (RS), anfitrião da reunião, trazendo para o debate questões relevantes para a melhoria dos serviços oferecidos pelo Sistema profissional.

Ao abrir a reunião, o Eng. Melvis agradeceu a parceria e o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos Conselhos, que oportunizam a análise e resolução de questões comuns com um melhor aproveitamento.

O Eng. Kita agradeceu a receptividade do CREA-RS e informou que o Conselho catarinense está comemorando 58 anos de fundação, motivo pelo qual está recebendo no dia 23 a homenagem Medalha do Mérito outorgada pela prefeitura de Florianópolis. O Eng. Joel em sua manifestação também engrandeceu as ações implementadas pelo grupo, que se reúne a cada dois meses, com contribuições levadas ao Colégio de Presidentes.

Prestigiaram a reunião, o 1º vice-presidente Eng. Agr. Vulmar Silveira Leite, a coordenadora das Inspetorias, Eng. Amb. Nanci Walter, o representante do Comitê do Mercosul conselheiro, Eng. Civ. Johni Acosta, o 1º diretor-financeiro Eng. Miguel Atualpa Núñez, o coordenador do Colégio de Entidades Regionais do RS, Eng. Agríc. Carlos Aurélio Dilli Gonçalves, além da assessoria do CREA-RS.

Após a abertura do encontro, ainda na manhã de segunda-feira (21), os debates focaram na questão de sustentabilidade do Sistema Confea/Crea, impactado pelas ações que envolvem devoluções de valores e ART, requeridos na Justiça, e a provável saída dos técnicos para criarem seu próprio Conselho, aos moldes do que fizeram os arquitetos.

Após, a temática focou nas questão dos repasses financeiros às entidades de classe do Sistema Confea/Crea. Foi apresentado pelo CREA-SC um projeto piloto de Chamada Pública para financiamento de projetos das entidades no estado catarinense. Conforme Eng. Kita, até maio o edital deve ser publicado. Ainda em estudo, a previsão é que sejam em torno de 35 lotes de valores entre 5 e 20 mil reais para apoio às instituições que atuam na capacitação e valorização profissional.

Os três presidentes irão publicar um Manifesto às Entidades de Classe, explicitando as questões legais que impossibilitam o repasse de ART, o que nos três estados está ocasionando instabilidade em muitas delas.

Ao final do encontro também ficou acertada a institucionalização de um grupo, formado por representantes da área de registro e jurídica de cada CREA, para implementação de ações para registro profissional.  “Muito além de uma discussão política, nossos encontros buscam equacionar questões administrativas”, enalteceu Eng. Joel.

No encerramento, representando o presidente do CREA-RS, o 1º vice-presidente Eng. Vulmar Leite agradeceu aos presidentes Kita e Joel, reforçando a importância dessa integração administrativa, reforçando o papel de liderança dos Creas do sul no cenário nacional.