CREA-RS entrega resultado da fiscalização na Randon

Eng. Marino apresenta o resultado da fiscalização. Créditos: Arquivo CREA-RS

Terminou nesta sexta-feira (06) a fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS dentro da Randon, empresa com cerca de 2.500 funcionários de Caxias do Sul. Além de verificar o cumprimento de um TAC firmado, em 2011, entre a empresa e o Ministério Público do Trabalho, para a adequação de todas as máquinas e equipamentos do seu parque fabril às determinações da Norma Regulamentadora n. 12, o CREA-RS fiscalizou o quadro técnico da empresa e o pagamento do Salário Mínimo Profissional aos responsáveis técnicos dentro das atribuições.

Registro e atribuições profissionais foram tema de palestra com os profissionaisApós uma semana, o resultado da fiscalização foi apresentado à Diretoria da Randon, que também reuniu seus funcionários para assistirem a uma apresentação do gerente da Fiscalização, Eng. Químico e de Seg. Trab. Marino Greco, sobre a ação e sobre a importância do registro profissional e de ART de Cargo e Função.

Documentação foi analisada pela equipe

A empresa recebeu o Termo de Requisição de Documentos e Providência dos seguintes itens:

- Dos 89 laudos de adequação à NR 12, 18 estavam sem registro da ART.

- Adequação do salário mínimo profissional de 55 profissionais do quadro técnico da empresa.

- Regularização de ARTs não registradas de cargo e função de 35 profissionais do quadro técnico da empresa.

- Regularização do registro profissional de 14 profissionais atuando  com registro cancelado.

- Registro de  117 profissionais sem registro.

- Registro ART de PPRA, do Plano de Resposta a Emergências, do Plano de Gerenciamento de Resíduos.

- Laudo com registro da respectiva ART da inspeção do painel de comando e quadro elétrico.

- Responsável Técnico  pela manutenção de máquinas e equipamentos.
- Laudo de vistoria  das pontes rolantes  e talhas, conforme NR 11.
- Programa de manutenção preventiva e corretiva das máquinas, conforme NR12.
- Inventário de máquinas, conforme NR12.
- Análise preliminar de Risco das Máquinas e Equipamentos NR12
- Laudo de adequações de 54 máquinas, conforme NR12.
- Atualização do prontuário das instalações elétricas, conforme NR10;

A empresa tem 10 dias para responder.

Eng. Marcelo de Souza, chefe do Núcleo de Suporte Técnico da Fiscalização do CREA-RS; Eng. Marino Greco, gerente; e Daniel Vinícius Bianchi Santini, analista de Eng. de Processo da Randon

Para o gerente da Fiscalização, Eng. Químico e de Seg. Trab. Marino Greco, a ação foi importante para a valorização profissional. "A empresa estabeleceu um diálogo maior com o CREA-RS e reconheceu a importância do registro profissional", avaliou.

O Analista Pericial em Engenharia de Segurança do Ministério Público do Trabalho, Eng. Idemar Júnior, que acompanhou a fiscalização, também reconheceu o grande esforço realizado pela Randon na adequação à NR 12 de suas máquinas e equipamentos. "Verificamos, entretanto, a existência ainda de diversas situações de riscos que entendemos ainda não estarem atendidas de forma satisfatória, e que demandarão atenção maior por parte da empresa para solucioná-los, conforme apontado no relatório que será apresentado à empresa", ressaltou.

Mas também destacou o aspecto positivo de não terem sido identificadas situações que configurassem grave e iminente risco aos trabalhadores.

Profissionais da empresa que acompanharam a equipe de fiscalização de 02 a 06 de maio:

Claudio Márcio Ribeiro de Macedo – Técnico de Segurança do Trabalho
Daniel Vinícius Bianchi Santini – Analista de Eng. de Processo