CREA-RS fala sobre a profissão de Engenheiro para alunos da UniRitter

Conselho, Sindicato e Entidade juntos em palestra na Uniritter. Créditos: CREA-RS

Na noite de terça-feira (24), o presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, o presidente do Senge-RS, Alexandre Wollmann, e o presidente da Sergs, Eng. Civ. Nelson Kalil Moussalle, participaram de uma palestra para os alunos das Engenharias da Universidade UniRitter. Sob o título “A profissão de Engenheiro”, o encontro reuniu 300 alunos que tiraram suas dúvidas sobre temas que impactam a profissão, tais como a defesa do salário mínimo profissional, a fragmentação na graduação de engenharia e a importância de se registrar no Conselho, entre outros.

Durante sua apresentação, o presidente Eng. Melvis lembrou que para atuar no mercado de trabalho e garantir seus direitos, como por exemplo o salário mínimo profissional, os profissionais precisam estar registrados no CREA-RS. Também falou sobre as atribuições profissionais e a fragmentação excessiva das Engenharias. “Somente o Conselho pode dar atribuição aos profissionais das Engenharias e o nosso desafio é formar nossos futuros colegas com o máximo de atribuição possível, dentro de suas áreas de atuação. Hoje temos mais de 300 títulos, o que dificulta a questão das atribuições e limita nosso campo de atuação”, afirmou ele.

Para ele ainda, o Brasil precisa investir na criação de tecnologia própria. “Isso só será possível quando a maior parte dos Engenheiros brasileiros for incentivada a trabalhar em áreas de pesquisa. Hoje, somente 5% dos Engenheiros trabalham neste setor no Brasil, contra uma média de 25% nos EUA e no Japão”, explicou. “Apesar destes dados, nosso País é um mercado gigante e promissor para a Engenharia, temos muito a fazer em todas as áreas, principalmente na infraestrutura e no setor industrial”, finalizou.

O presidente do SENGE-RS, parabenizou a universidade por trazer entidade, sindicato e Conselho no mesmo evento pois demonstra a união da categoria. Também explicou a importância de os profissionais estarem atentos ao cumprimento da Lei Federal nº 4950-A/66. “Esta é a Lei que rege a remuneração dos profissionais de Engenharia, e a Responsabilidade Técnica sobre todos os trabalhos em que atuarem durante sua vida profissional, ela precisa ser respeitada tanto pelos profissionais, quanto pelas empresas”, explicou.

Falando em nome da SERGS-RS, o presidente Moussallle, lembrou que a entidade existe há 85 anos para atender os profissionais da engenharia no Rio Grande do Sul. Segundo ele, a SERGS atende não só os profissionais, mas seus familiares que podem usufruir das instalações da sede que fica à beira do Guaíba, para lazer ou eventos. “Além disso, como somos uma entidade cultural, oferecemos debates aos sobre diversos assuntos de interesse aos associados, em encontros chamados de Sergs Debate, entre outros”, finalizou.