Notícia

CEP-RS elege delegados e elenca propostas gaúchas que irão ao CNP


Congresso Estadual de Profissionais ocorreu neste sábado (25) no Senge-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

Ocorreu neste sábado (25) o 13º Congresso Estadual de Profissionais do CREA-RS (CEP-RS). A reunião é a última fase estadual preparatória ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que ocorre em setembro em Foz do Iguaçu. No encontro, realizado na sede do Senge-RS, foram eleitos os 24 delegados (12 com mandato e 12 sem mandato) que representarão o estado na etapa nacional. Também foram debatidas e escolhidas as propostas, advindas dos 11 Congressos Distritais realizados entre maio e junho, que serão encaminhadas à votação no CNP. 

Confira as fotos do evento. 

Na abertura do encontro, o presidente do CREA-RS, Eng. Melvis Barrios Junior, reafirmou a importância de consolidar propostas que representem os interesses de todo o Sistema Confea/CREA e Mútua. “Estamos em um momento onde necessitamos pensar e agir como um sistema único, deixando os interesses pessoais e corporativos em segundo plano para pensarmos o futuro da nossa categoria, dos profissionais da área tecnológica. Este ano comemoramos 50 anos de duas leis importantes para a nossa história, a lei do salário mínimo profissional e a lei da responsabilidade técnica, precisamos comemorar essas conquistas que regulamentam nossa profissão e planejar os próximos avanços enquanto Sistema.”

Para ele, é preciso pensar e agir com unidade. “Quando nos elegemos como representes dos profissionais (seja como inspetor, conselheiro ou diretoria) temos que pensar como representantes do CREA-RS e não de uma modalidade profissional”, destacou. Eng. Melvis destacou, ainda, que o corporativismo dentro do Sistema acaba diminuindo a força política dos profissionais da área tecnológica. 

Votação das propostas marcaram o dia

Também presente, o conselheiro federal representando do RS, Geólogo e Eng. Seg. Trab. Pablo Souto Palma, comprometeu-se a batalhar pelas proposições do Congresso Estadual no Plenário do Confea. “Quero formar um compromisso de articulação no Conselho Federal. Independente do resultado do Congresso Nacional, me comprometo a levar adiante as propostas dos profissionais do Estado e em breve trazer um relato do andamento delas”, afirmou. 

Completaram a mesa de abertura e condução dos trabalhos a Comissão organizadora do CEP-RS, formada pelo Engenheiro Op.-Eletrôn. Sérgio Boniatti, coordenador; Engenheiro Civil Ubiratan Oro, coordenador-adjunto; Engenheiro Civil Ari Borges do Santos; e pela coordenadora das Inspetorias, Engenheira Ambiental Nanci Walter. Os 1º e 2º vice-presidentes do CREA-RS, Eng. Agrônomo Vulmar Silveira Leite, e Eng. Civil Fernando Martins Pereira da Silva, também acompanharam o evento. 

Após os debates sobre cada uma das 28 propostas encaminhadas a partir de três eixos temáticos com os temas: Defesa e Fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à Sociedade (12 propostas); Tecnologia e Inovação (06 propostas); e Carreira e Prerrogativas da Engenharia e da Agronomia (10 propostas), foram aprovadas 16 a serem encaminhadas ao Congresso Nacional de Profissionais. Além disso, três propostas consideradas de âmbito regional serão encaminhadas para a diretoria do CREA-RS para providências. Ao final, foram eleitos os 24 delegados que representarão o Rio Grande do Sul no CNP, doze com mandato dentro do CREA-RS e 12 sem mandato. Foram candidatos 34 profissionais. O presidente destacou a qualidade dos participantes. "Debater os assuntos do Sistema é uma tarefa difícil, mas estamos bem representados para contribuir e definir as propostas para o futuro da nossa categoria."

Delegados eleitos participarão do Congresso Nacional de Profissionais

Delegados Nacionais com mandato
Titulares
- Eng. Ind. Mec. Airton José Monteiro
- Eng. Quím. Carmem Lúcia Vicente Níquel
- Geól. Eliana Venturella Alves
- Eng. Ftal. Elon Davi Jaguszewski
- Eng. Civ. Enida Azevedo Soares Cachapuz
- Eng. Agr. Jorge Adão Machado Silva
- Geól. Nilo Antonio Espindola
- Eng. Civ. Rafael Longaray Fernandes
- Eng. Oper. Eletrôn. Sérgio Boniatti
- Eng. Civ. Sérgio Santos de Paula Couto
- Eng. Agr. Valmor Christmann
- Téc. Eletrôn. Waldelírio Delmar Petry

Suplentes
– Eng. Civ. Marco Antonio Collares Machado - 1º Suplente
– Eng. Mec. Cristiano Fell - 2º Suplente
– Eng. Agr. Antonio Gonçalves de Gonçalves - 3º Suplente
– Eng. Eletric. Eletrôn. Renato Pasquetti Piccoli - 4º Suplente
– Eng. Civ. Ubiratan Oro - 5º Suplente
– Eng. Civ. Fernando Brasil Aquino dos Santos - 6º Suplente

Delegados Nacionais sem mandato
Titulares
- Eng. Civ.  Adriana Gindri Salbego
- Eng. Civ. e Ind. Mec. Alberto Stochero
- Eng. Agr. Bruno Silva Kowalsky
- Eng. Civ. Donário Rodrigues Braga Neto
- Eng. Prod. Éric Vitor
- Eng. Civ. Fabiane Pastorio
- Eng. Ftal. Flávia Elise Meneghini dos Santos    
- Eng. Ftal. Gilso Mario Rampelotto
- Eng. Agr. Humberto Dalber
- Eng. Ind. Mec. Ivo Germano Hoffmann
- Eng. Quím. Sérgio Luis Fernandes Gomes
- Eng. Eletric. Victor César Mezzacasa

Suplentes
– Eng. Oper. Mec. Ivo Hubner Gonçalves - 1º Suplente
– Eng. Civ. e Seg. Trab. Hilton Xavier Simões - 2º Suplente
– Eng. Civ. Regis da Costa Moraes - 3º Suplente
– Eng. Oper. Prod. e Seg. Trab. Alvacirio Antonio de Souza - 4º Suplente
– Eng. Oper. Mec. e Seg. Trab. Jorge Antonio de Souza - 5º Suplente
– Eng. Quím e Seg. Trab. Leandro Luis Silva dos Santos - 6º Suplente
– Eng. Agr. Rubens Wladimir Tesche - 7º Suplente
  
CNP – Congresso Nacional de Profissionais

É a terceira e última etapa e reúne todas as propostas dos Estados e do Distrito Federal, as quais são submetidas à aprovação pelas delegações dos Conselhos Regionais de todo o País. O 9º CNP acontece também em Foz do Iguaçu nos dias 1, 2 e 3 de setembro de 2016, organizado pela Comissão Organizadora Nacional – CON, do CONFEA.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: