Abertura 69ª Soea reforça atualização da legislação

Brasília, capital do país e local que detém o poder político, foi palco da abertura da 69ª Semana da Engenharia e da Agronomia (Soea), reunindo profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua de todo o País. A responsabilidade maior das cerca de 2 mil pessoas presentes é a discussão sobre o aprimoramento da legislação relativa às profissões da área tecnológica. “Nossa lei principal, a 5.194/66, tem 45 anos. Ela precisa ser atualizada e, principalmente, modernizada”, ressaltou o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Eng. Civil José Tadeu da Silva, salientando que dessa forma estaremos reforçando o conceito da valorização do profissional que atua na área tecnológica brasileira e passa pelo fortalecimento do Sistema Confea/Crea e Mútua, uma das representações profissionais mais antigas do país. Em seu discurso, o Eng. Civil José Tadeu destacou o descompasso entre a legislação e o exercício das atividades profissionais que se dinamizam a cada dia. “Não podemos perder o nosso poder de inovação e precisamos responder aos anseios da sociedade por uma engenharia sustentável. O Brasil está atraindo a atenção do planeta pela estabilidade econômica e política, mas carece de mão de obra especializada e os profissionais da área tecnológica precisam estar atentos à legislação que rege suas atividades”, avaliou. De acordo com ele, os profissionais terão a oportunidade nesta semana para entrar na história quando participarem de discussões que podem melhorar todo o Sistema Confea/Crea e Mútua. “O que deve e pode ser mudado? O que precisa ser mantido? Como estão os caminhos da engenharia no Brasil?

Precisamos participar das reformulações de leis que já caíram em desuso”, propôs, afirmando, no entanto, que a discussão não se encerraria nesta semana, mas somente na próxima Soea e no Congresso dos Profissionais que se realizará no próximo ano em Gramado, no Rio Grande do Sul. Também anfitrião do evento, o presidente do CREA-DF, Eng. Flavio Correia de Sousa , afirmou que as sugestões do evento devem ser levadas aos parlamentares. “Acredito que, a partir desta debate, nosso Sistema tomará novos rumos. Portanto, é primordial o empenho de todos para que o Sistema continue a atuar em prol da defesa e proteção da sociedade. Tenho a convicção de que com a nossa legislação reformulada, a sociedade estará mais bem amparada”, avaliou. Em seu discurso, o deputado Luiz Pitiman reconheceu a importância das atividades dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua no desenvolvimento do País, citando como exemplo a necessidade de uma política de manutenção predial periódica, com a garantia de laudos técnicos assinados por engenheiros. “Assim como acontece na área da saúde e do Direito. Conte conosco para a formulação de uma legislação que contribua para a segurança da sociedade”, afirmou.

“O Senado vai ouvir as reivindicações desta categoria que constrói, produz e alimenta, ajudando na infraestrutura nacional”, destacou o senador Paulo Bauer em seu pronunciamento, salientando ainda que o Brasil ainda é um País jovem. “Quando os estrangeiros vêm aqui e dizem que precisamos ainda de muita coisa, respondo que em fizemos mais em 200 anos do que eles em milênios”, defendeu. Na sexta-feira (23), último dia, o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, se colocará como o anfitrião da próxima Soea. A apresentação do Rio Grande do Sul, palco da Soea e do Congresso dos Profissionais no ano que vem, onde serão deliberadas várias questões discutidas neste evento em Brasília, se realizará a partir das 16 horas.