Emoção na entrega da Láurea ao Mérito 2012

O presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, e o conselheiro federal pelo RS, Eng. Civil Melvis Barrios Junior, entregaram a homenagem ao filho. Créditos: Arquivo CREA-RS

Dos momentos marcantes da cerimônia da abertura da Soea, a entrega da Láurea ao Mérito a 25 homenageados escolhidos entre 99 indicações, manteve uma tradição de 54 anos, com o reconhecimento dos que se dedicaram e se destacaram nas profissões reunidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. Para o coordenador da Comissão do Mérito – responsável pelas escolhas –, Eng. Industrial e Metalúrgico, Luiz Ary Romcy, as honrarias do Sistema “simbolizam a gratidão aos que fizeram da engenharia sua razão de viver, com paixão e solidariedade. A soma e o resultado do trabalho de cada integrante desse seleto grupo ampliam as possibilidades de desenvolvimento do País por meio de uma atuação profissional gabaritada e, principalmente, voltada para o bem da coletividade. A 69ª Soea vivenciará, nesta homenagem, o reconhecimento do mérito aos laureados que tão bem honram a sua profissão, deixando o exemplo de um legado digno às gerações futuras. Por oportuno, sintam-se inseridos nesta justa homenagem também os indicados que não foram agraciados”, ressaltou.

Homenageado Gaúcho é o Eng. Agr. Loreno Covolo

A indicação do Prof. Eng. Agrônomo Loreno Covolo foi  proposta pela Sociedade de Agronomia de Santa Maria (SASM – Santa Maria/RS), formalizada pela Câmara Especializada de Agronomia do CREA-RS. Desde a sua formação inicial como Técnico Agrícola pela Escola Técnica de Viamão/RS (ETA), em 1949, à sua formatura como Engenheiro Agrônomo pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1953, à sua aposentadoria em 1988, como Professor Titular da Cadeira de Controle de Ervas Daninhas do Curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria/RS, o Prof. Covolo foi um homem dedicado à educação e aos estudos sobre o meio ambiente. Fez seu mestrado em Biodinâmica e Produtividade do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM) e especialização em Controle de Ervas Daninhas, em Cali na Colômbia (1975). Como homem interessado aos assuntos ligados à natureza e ao meio ambiente, destacou-se como idealizador e um grande entusiasta para introduzir, no Brasil, o Código de Uso do Solo, encaminhado ao Congresso Nacional, para a sua institucionalização. Participou do Projeto Rondon (UFSM), sendo um dos professores que difundiu o conhecimento agronômico, no estado de Roraima e muito contribuiu para que a UFSM criasse o 1º Campus Avançado no Brasil, sob sua administração. Ainda, foi destacado Conselheiro do IRGA, na região de Santa Maria, por 23 anos, representando os orizicultores da região; um dos fundadores da SASM, sendo seu presidente em 1965; fundador do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Vacacaí e Vacacaí-Mirim em São Gabriel/Santa Maria/RS; fundador da Associação dos Arrozeiros de Santa Maria; componente do Clube de Integração e Troca de Experiências dos orizicultores de Santa Maria; recebeu o título de “Engenheiro Agrônomo do Ano” concedido pela SASM ao profissional que se destacou entre os colegas por sua atuação.

Demais homenageados
Medalha do Mérito
Eng. Eletric. Carlos Eduardo de Souza Braga; Eng. Mec. Celso Martins Cunha Filho; Escola Politécnica de Pernambuco; Eng. Ftal. Fernando Antônio Souza Bemerguy; Eng. Quim. e de Seg. Trab. Jarbas Fernandes Soares; Eng. Telecom. Jorge da Silva Barbosa; Eng. Mec. e de Seg. Trab. José Maria de Sales Andrade Neto; Eng. Eletric. Manoel Arlindo Zaroni Torres; Eng. Civ. e Tec. Miner. Maurício Tadeu Nosé; Tec. Edif. e Eng. Agrim. Reinaldo José Sabadotto; Eng. Aeron. Valmir José de Pontes Silva; Eng. Mec. Wagner Granja Victer e Eng. Mec. Wiliam Alves Barbosa.

Inscrição no Livro do Mérito “Profissionais In Memorian”
Eng. Civ. Eliseu Resende; Eng. Civ. Etelvino de Oliveira Freitas; Eng. Guilherme Schuch - Barão de Capanema; Eng. Ftal. Jeanine Maria Felfili Fagg; Eng. Civ. João Francisco Leite Vieira; Eng. Civ. José Lino da Silveira Filho; Eng. Agr. Loreno Covolo; Eng. Agr. Moacir Micheletto; Eng. Minas, Civ. e Metal. Oton Nascimento; Tec. Agrim. Ramis Bucair; Eng. Eletric. e Aeron. Romeu Corsini e Eng. Agr. Silvio Thadeu de Menezes.

Serviços Meritórios prestados ao Sistema concedido a ex-conselheiros federais
Arq. Anderson Fioreti de Menezes; eng. mec. Grácio Paulo Pessoa Serra; eng. civ. Idalino Serra Hortêncio; arquitetos e urbanistas José Luiz Mota Menezes e José Roberto Geraldine Júnior; tec. em meteorol. Maria Luiza Poci Pinto; eng. eletric. Martinho Nobre Tomaz de Souza; eng. civ. Pedro Lopes de Queirós; eng. agrônomo Petrúcio Correia Ferro e a arq. Urbanista Vera Therezinha de Almeida de Oliveira Santos