Projeto de planta polimetálica da Votorantim no RS é apresentado no Conselho

Projeto Caçapava do Sul prevê a lavra e o beneficiamento de zinco, cobre e chumbo no distrito de Minas do Camaquã (RS), a 260 Km de Porto Alegre. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde desta quarta-feira (06), o presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, recebeu o Eng. de Minas Paul Cézanne Pinto, da Votorantim Metais, que apresentou o projeto de implantação de uma planta polimetálica para extração de chumbo, zinco e cobre, em Minas do Camaquã, no distrito de Caçapava do Sul, a 260 km de Porto Alegre. Com um investimento inicial de R$ 322 milhões, a expectativa é que sejam gerados 450 empregos diretos em sua fase de implantação, prevista para 2019.

Cézanne Pinto, que é líder do projeto, destacou alguns diferenciais da planta, ainda em fase de licenciamento ambiental, como o reuso da água do processo produtivo e o depósito dos rejeitos da mineração em pilhas a seco, evitando a construção de barragens. “É um posicionamento da empresa não utilizar barragens de rejeito. Apesar de exigir um maior investimento, a disposição dos rejeitos a seco tem um custo ambiental muito menor e seu processo de pós-operação é muito mais tranquilo”, explicou. Eng. Melvis colocou o CREA-RS à disposição e destacou a grandeza do projeto. “É fantástico para a região de Caçapava e para todo o Estado, que estava com esse potencial de exploração mineral parado.”

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do projeto está em análise na Fepam, órgão. A consulta pública será realizada por meio de duas audiências, marcadas para o final de julho. Estima-se que o depósito tenha 29 milhões de toneladas de reserva mineral. O documento protocolado na Fepam reúne sete volumes que apresentam o diagnóstico ambiental e socioeconômico realizado por uma equipe multidisciplinar. Os estudos indicam a disposição mais adequada do ponto de vista sustentável para exploração de uma mina a céu aberto, composta por três cavas, e vida útil estimada em 20 anos.

A produção estimada é de 36 mil toneladas/ano de chumbo contido, 16 mil toneladas/ano de zinco contido e 5 mil toneladas/ano de cobre contido. O cobre e o chumbo serão exportados via Porto do Rio Grande. Já o zinco será transportado para as metalurgias da Votorantim Metais Holding, localizadas nas cidades mineiras de Juiz de Fora e Três Marias.

Consulta pública
Duas audiências públicas apresentarão o projeto à comunidade. A primeira, no distrito de Minas do Camaquã, será realizada no dia 27 julho, às 14 horas, no CTG Ronda Crioula. A outra, em Caçapava do Sul, no dia 28 de julho, também marcada para 14 horas, terá como local o Ginásio de Esportes Melão. Nos encontros, os cidadãos poderão tirar suas dúvidas e conhecer detalhes do empreendimento. A consulta pública é o início do processo de licenciamento ambiental, que conta, posteriormente, com as fases de obtenção das Licenças Prévia (LP), de Instalação (LI) e de Operação (LO).

Números do projeto:

- Mina de 3 cavas a céu aberto.

- Produção anual de 36 mil toneladas de chumbo contido, 16 mil toneladas de zinco contido e 5 mil toneladas de cobre contido.

- Expectativa de 20 anos de vida útil.

- Expectativa de 450 empregos gerados na fase de operação.

- R$ 322 mi investidos na fase inicial.