FISL debate a Internet das Coisas

Assunto é tema principal da 17° edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL), que ocorre entre 13 e 16 de julho no Centro de Eventos da PUC. Créditos: Arquivo CREA-RS

Nos filmes, a personagem chega em casa e transforma o ambiente utilizando apenas um tablet. Liga a TV no programa favorito, liga o ar-condicionado na temperatura ideal, coloca a comida para esquentar no microondas sem mover um dedo na cozinha, esquenta a água do chuveiro sem entrar no banheiro. Os cenários são cada dia mais reais e nos propõe um debate: como a Internet das Coisas (IoT) está mudando o cotidiano das pessoas? Qual é o futuro desta tecnologia? Como a Internet das Coisas pode ser importante no desenvolvimento da sociedade? A discussão vai nortear a 17° edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL). O FISL ocorre de 13 a 16 de julho no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre (RS) e quer responder a pergunta: é Internet das Coisas ou das pessoas?

- Queremos debater o papel da Internet das Coisas na sociedade. É uma questão muito importante nesta onda de investimentos, sendo que existe a previsão de investimentos de R$ 70 trilhões no mundo nos proximos dez anos para a Internet das Coisas. O objetivo é conectar coisas ou pessoas?. Quem não tem acesso hoje? Essas pessoas estarão mais desconectadas que nunca ou terão alguma inclusão? Nós ainda não resolvemos o problema do acesso e queremos conectar o resto todo à rede. Essas são nossas preocupações e queremos debater esses temas com o público do FISL - destaca o coordenador da Associação Software Livre e organizador do FISL17, Sady Jacques.

Para participar destes debates, o FISL traz palestrantes renomados sobre o assunto.

Evento busca entendimento de como poderá ser o futuro desta tecnologiaPalestras sobre Internet das Coisas

- Maiara Ferrari vai ministrar a palestra "O lado negro da IoT: A tirania mascarada como desejo de fazer o bem".
- Manuel Haro vai falar sobre "Laboratorio de Internet of Things y Proyectos Estrategicos".
- Desiree dos Santos trata da "Internet das Coisas na prática".
- Luana Machado traz a temática do "Design Thinking aplicado a IoT".
- Gilberto Sudre palestra sobre "Os desafios da Segurança da Informação com a ‘Internet das Coisas’".
- Marcio Junior trata do "Softwares Livres de Big Data para Armazenamento e Análise de Dados da IoT". - Ricardo Camargo fala sobre "Comunicação Criptografada para a Internet das Coisas".
- A palestra de Samuel Flores será sobre "Connect Devices and Future of IoT".
- Daniel Omar participa do FISL com palestra sobre "Internet das coisas LIVRES com sucata e OpenWRT".
- Jomar dos Santos Silva fala sobre "IoT: A nova fronteira para o desenvolvedor de software".
- Edgard Bittencourt palestra sobre "Hacking IoT Devices".
- Fábio Marques é o responsável por falar sobre "Tecnologias Exponenciais e Singularidade Tecnológica com IoT"
- Fábio Diniz e Kassiano Matteussi debatem sobre "IoT para uma Agricultura Inteligente: Tecnologias, Práticas e Direções Futuras"
- A palestra de Bruno Herrera será sobre "Linux em Microcontroladores: O Futuro do IoT".

Outros destaques

Além dos debates sobre a Internet das Coisas, o FISL17 está com uma programação diversificada. Para Sady Jacques, a 17° edição do FISL está sendo um desafio devido a crise que afeta todo país. Por isso, o debate sobre o software livre fica ainda mais importante.

- Será um evento grandioso. Queremos mostrar nosso valor de resistência. Apesar da crise, uma das maiores do país e que afetou todos os setores, fizemos ajustes e vamos persistir. Sabemos o quanto é necessário o debate sobre o software livre. Pos isso, esse evento é essencial. É preciso que haja questionamento sobre a sociedade e sobre a utilização das novas tecnologias - avalia.

Logo no primeiro dia do evento, ocorrem palestras sobre os 20 anos de KDE, inserção da Robótica na Escola Pública, nova Instrução Normativa do Software Público Brasileiro. As impressões 3D também serão assuntos do dia 13 de julho. No segundo dia de programação, palestra sobre como viver, colaborar, lucrar e viajar com Software Livre. As artes gráficas livres também são assuntos de palestras. A mudança política no Governo Federal será debatida no FISL17 no dia 14.

A cultura de software livre nas universidades brasileiras estão na programação do terceiro dia do evento, assim como a possibilidade de usar os programas do software livre nas empresas. A invasão dos drones e suas conexões são assuntos do dia 15. As falhas na segurança também estão entre os debates. No quarto e último dia de FISL17, serão debatidos assuntos como o Linux, desenvolvimento mobile, empreendedorismo e até uma oficina de programação para crianças.

O FISL17 ocorre entre 13 e 16 de julho no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre (RS). A programação completa e todas as informações estão no site do evento, softwarelivre.org/fisl17.

Redação: Mariana da Rosa
Coordenação: Marcelo Matusiak