Notícia

Presidente Eng. Capoani palestra no Fórum Jovem


Presidente Eng. Capoani falando aos estudantes durante a Soea. Créditos: Arquivo CREA-RS

Vários estudantes de todo o País puderam tirar suas dúvidas sobre o Sistema Confea/Crea, conhecer a estrutura de um Conselho Regional, como as Câmaras Especializadas e o sistema de fiscalização, por meio da palestra ministrada ontem (21), pelo presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani. "A atual legislação do Sistema precisa ser atualizada e modernizada. Há centenas de resoluções, mas é a lei, de 1966, que precisa abranger outra realidade dos profissionais da área tecnológica. Somos cobrados pela sociedade no sentido de  garantir maior segurança em obras, mas só temos poder de polícia administrativa, por exemplo. Além disso, o exercício ilegal da profissão não é crime, o que dificulta a fiscalização”, ressaltou para uma plateia bem participativa que questionava sobre alguns títulos, como a Engenharia de Segurança do Trabalho, e a Resolução 1.010.  “As nossas profissões são muito importante, pois o desenvolvimento dos países depende de nossas atividades. Participem de entidades e tenham posição. Duvidem  e questionem sempre, contribuindo para a construção de um Sistema eficiente e forte”, destacou, convidando os presentes para a próxima Soea, que se realizará em Gramado (RS), em 2013. Os estudantes assistiram ainda a dois vídeos institucionais. Também estavam presentes alguns jovens conselheiros do RS, que também representam os novos profissionais do mercado atuantes do Sistema Confea/Crea.

Processo democrático marca Fórum Jovem

Estudantes de todo o país e integrantes dos Creas-Jr discutiram, na tarde dessa quinta-feira (22/11), a minuta de resolução que regulamentará as atividades dos Creas-Jr. O texto foi proposto pelo GT Confea Jovem, que se reuniu de maio a agosto deste ano para elaborá-lo.
Entre as questões discutidas, estava se os Creas-Jr deveriam ser vinculados às comissões permanentes regionais. Por um lado, defendeu o integrante do GT Confea Jovem, Vinícius Marchesi, se ficar vinculado à comissão permanente e não a gabinete ou superintendência, o Crea-Jr fica “blindado”, como colocou, e não corre risco de ser extinto com mudanças de gestão. No entanto, conforme levantado por alguns participantes, nem todos os Creas têm comissões permanentes previstas em seu regimento e, por esse motivo, ficou decidido que o Crea-Jr não será vinculado às comissões. Houve também uma proposta de ser criada uma comissão permanente “Crea-Jr” em todos os Regionais, mas não foi aprovada.
(Equipe de Comunicação do Confea)


 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: