Notícia

CREA-RS e Observatório Social visitam obras da Orla do Guaíba


Equipe foi acompanhada pelo Eng. Fábio Falkenberg, da Smov. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde de segunda (19), o assessor da Presidência do CREA-RS, Eng. Civil Miguel Henrique Vieira, o gerente da Fiscalização, Eng. Químico e Seg. Trabalho Marino Greco, e o agente fiscal Vitor Hugo da Silva Molina visitaram as obras de revitalização da Orla do Guaíba, em Porto Alegre. A equipe estava acompanhada dos representantes do Observatório Social, um espaço que reúne o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. 

A obra é assinada pelo arquiteto paranaense Jaime Lerner

A área visitada compreende dez hectares, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, na Zona Sul da capital. A equipe foi recebida pelo Engenheiro Fábio Ederson Konflanz Falkenberg, fiscal da SMOV, que mostrou o andamento das obras e as etapas já finalizadas, como as fundações em terra. “A previsão é de que a fase 1 do projeto seja entregue até o fim do ano, levando em conta que o tempo está ajudando a não atrasar as obras”, explicou.
Já foram colocadas as estruturas metálicas nos dequesJá foram colocadas as estruturas metálicas nos deques que irão ficar sobre as águas do Guaíba. “Dos quatro deques que estão sendo construídos, um já está com a estrutura pronta e em breve será possível colocar a madeira que irá cobrir as estruturas enquanto em outro a estrutura está sendo montada”, esclareceu.

A revitalização da Orla do Guaíba
Com valor total de R$ 61 milhões, já incluso o aditivo de contrato, a obra é assinada pelo arquiteto paranaense Jaime Lerner e conta com o financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF), órgão do Banco Mundial.

Ao todo, serão revitalizados cerca de 10 hectares, da beira do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. Serão construídas ciclovias e novos passeios, com iluminação em LED. Também serão instalados 47 postes inclinados com iluminação cênica e luminárias em LED, criando assim uma atração turística.

Está previsto um ancoradouro para barcos de turismo, um restaurante sobre a água, seis bares, três decks em madeira, duas quadras de vôlei, duas de futebol e duas academias ao ar livre, vestiários, playground, além de duas passarelas metálicas com jardim aquático. O restaurante e os bares serão envidraçados, permitindo a abertura total no verão, além de possuírem climatização.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: