Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil debate PL 3423/12

Créditos: Arquivo CREA-RS

Engenheiros agrônomos, presidentes de Creas, técnicos em agronomia, associações e coordenadores de câmaras especializadas discutiram, na tarde dessa quarta- feira (21), o Projeto de Lei 3423/12, proposto pelo deputado federal, engenheiro agrônomo Ricardo Izar, que autoriza o biólogo a exercer responsabilidade técnica pela produção, processamento, reembalagem e beneficiamento de sementes em todas as fases. Atualmente, quem assume a frente desta responsabilidade são os engenheiros agrônomos e florestais. Após debate, em que todos os participantes tiveram espaço para expressar suas opiniões, aconteceu uma plenária interna e a disposição de um abaixo assinado, indo contra o Projeto, que já conta com cerca de 6.400 assinaturas de profissionais agrônomos de todo o Brasil.
“A produção de sementes e mudas não finaliza em si mesma. Deve-se conhecer todo o  rocesso produtivo desde o solo até o beneficiamento do produto, porque o mal trato à semente certamente influencia no crescimento – ou não – da planta esperada. E o mesmo pode ser aplicado para a muda pronta”, afirmou o engenheiro agrônomo Luiz Rodrigues Freire, do Crea-RJ. O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Equipe de Comunicação do Confea)