Profissionais do setor elétrico se mobilizam contra Res. da Aneel

Durante o 2º Fórum Nacional das Entidades Profissionais do Sistema Confea/Crea, os profissionais decidiram promover ações para mobilizar a categoria profissional dos engenheiros e técnicos, parlamentares e sociedade civil contra a  resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regulamenta a prestação de serviços de engenharia pelas concessionárias. “Para tanto, pedimos o apoio técnico, jurídico e político do Confea”, disse o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica, eng. eletric. Krisdany Vinicius Cavalcante.
O texto da Resolução 414/10 da Aneel, estabelece as condições gerais de fornecimento de energia elétrica de forma atualizada e consolidada, incluindo novos parâmetros para a prestação de serviços acessórios  pelas empresas que detêm as concessões públicas para distribuição de energia.
De acordo com Krisdany, apesar do esforço das entidades de classes, sindicatos, câmaras de engenharia elétrica, profissionais liberais, a superintendência da Aneel comunicou que o texto da resolução será apreciado pelos cinco diretores da Agência, provavelmente em dezembro. “Apesar das nossas ponderações nas dez audiências públicas, eles continuam irredutíveis atendendo ao lobby das concessionárias”, disse o coordenador da CCEEE.
Segundo o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. e tec. ind. Ricardo Nascimento, se a resolução for aprovada, prejudicará a sociedade. “Concorrência desleal, falências, desemprego ou subemprego - já que todos provavelmente teriam que se submeter às concessionárias, por meio da terceirização dos serviços - são alguns dos prejuízos que uma regulamentação inadequada pode trazer para a população”, listou Nascimento.
Na reunião, a presidente do Sindicato dos Engenheiros do Ceará (Senge-CE), eng. eletric. Thereza Neumann, apresentou a realidade do Ceará onde esses serviços já são prestados pela concessionária local. O Coelce-Plus  é uma divisão da concessionária que realiza serviços que vão de instalações elétricas até reformas de fachadas.  “São 2,8 milhões de clientes num banco de dados, recebendo propaganda nas faturas mensais pagas pelo próprio consumidor”, disse.
O 2º Fórum Nacional  das Entidades Profissionais do Sistema Confea/Crea faz parte da programação da 69ª Soea, que acontece em Brasília até sexta-feira (23).
(Equipe de Comunicação do Confea)