Ensino e exercício profissional são debatidos em workshop da CCEEC

A coordenadora da Câmara de Engenharia Civil do CREA-RS, Eng. Civil e Seg. Trabalho Alice Helena Coelho Scholl. Créditos: Arquivo CREA-MS

Representantes das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil dos Creas (CCEEC) de todo o Brasil se reúnem na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) nos dias 11 e 12 de agosto. Com o tema “Engenharia Civil: o Ensino e o Exercício Profissional”, o Workshop da CCEEC coloca em pauta os temas mais pertinentes à atuação profissional no contexto nacional. A coordenadora da Câmara de Engenharia Civil do CREA-RS, Eng. Civil e Seg. Trabalho Alice Helena Coelho Scholl, está participando do evento.

A abertura do evento aconteceu hoje, no Plenário Euclydes de Oliveira, na sede do Conselho Regional, em Campo Grande. Dois temas norteiam as discussões do encontro: no primeiro dia, o tema “O Ensino da Engenharia Civil” traz debates sobre atribuição profissional, evolução e qualidade da formação em Engenharia no País e exame de habilitação profissional.
Já no segundo e último dia de debates, entra em pauta o “Exercício Profissional da Engenharia Civil” com palestras sobre as leis de licitações, fiscalização em obras públicas, exercício e fiscalização profissional e proposições para a Engenharia Civil.
Para encerramento, será elaborada a Carta de Campo Grande, com as contribuições e resultados do encontro.

Confira a programação:

8h – 9h: ABERTURA DO EVENTO

TEMA 1 – O Ensino da Engenharia Civil
9h – 12 h – Atribuições profissionais sob a Ótica da Resolução N. 1073/2016 do Confea
Palestrante: Eng. Civ. Osmar Barros – Conselheiro Federal do Confea

14h – 16h – A Evolução e Qualidade da Formação em Engenharia no País
Palestrante: Eng. Prod. Vanderli Fava de Oliveira – Presidente da Abenge

16h15 – 18h – O Exame de Habilitação Profissional como Instrumento de Reposicionamento da Engenharia Civil na Sociedade
Palestrante: Eng. Civ. Keyla F.P. Sahs – Coord. do Curso de Engenharia Civil do IESB/DF

TEMA 2- O Exercício Profissional da Engenharia Civil
8h30 – 10h30 – As Leis de Licitações: Problemas e Interfaces com a Engenharia Civil
Palestrante: Eng. Civ. Lélia Barbosa de Souza Sá (Coordenadora Nacional da CCEEC)