Palestra ressalta papel do agrônomo para agropecuária brasileira

Palestrante Juarez Morbini. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde de quarta-feira (21/11) o Eng. Agrônomo Juarez Morbini Lopes, coordenador nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO), apresentou aos participantes da 69ª Soea a palestra “O papel do Eng. Agr. no desenvolvimento da agropecuária brasileira”.
 O palestrante ressaltou as potencialidades da agricultura e pecuária brasileiras, considerando dados estatísticos apresentados. O papel do engenheiro agrônomo ganhou destaque na aplicabilidade de novas tecnologias para otimização da produção nacional de alimentos.
Segundo Juarez, a utilização de mecanismos e equipamentos tecnológicos para a alimentação controlada de animais tem papel relevante. “A criação de novas tecnologias aperfeiçoou a plantação no campo e favoreceu a criação de animais, uma vez que criou ambiente adequado para o desenvolvimento das espécies”, disse.
Por meio da apresentação de fotos e slides que caracterizaram o tema abordado, o engenheiro citou a criação de aves. “Antes utilizávamos lâmpadas para manter ambiente propício para o desenvolvimento das aves. Atualmente existem aquecedores com fornalhas externas que facilitam a criação de um ambiente favorável para a criação dos animais”, exemplificou. O engenheiro agrônomo complementou ainda que para que a ave possa promover uma boa capacidade produtiva, deve-se dar atenção à nutrição, ambiência, sanidade e manejo.
A fim de promover o intercâmbio de informações e de novas tecnologias, a mesma palestra foi divulgada também durante o World Congress of Agronomists & Agrologists 2012, que aconteceu em Quebec, no Canadá, no mês de setembro.

Engenheiro Agrônomo Juarez Morbini Lopes

Master of Science – Universidade Federal de Santa Maria – 1975; Doutorado – Institut Nacional de La Recherche Aronomique – INRA (France) / UFPEL – 2005; Publicações – 64 artigos científicos publicados  em periódicos nacionais e internacionais. Atividades profissionais anteriores – Professor titular: Universidade Federal de Santa Maria – RS (1974-2008). Atividades atuais – Consultor em produção animal para diversas empresas. Diretor técnico da empresa austral Ativos Ltda. Coordenador da Câmara de Agronomia do Crea-RS. Coordenador Nacional das Câmaras de Agronomia do Confea.
(Assessoria de Comunicação do Crea-DF)