Ceagro recebe o deputado federal Afonso Motta para falar sobre PL 3200/2015

Encontro tratou do PL 3200/2015. Créditos: Arquivo CREA-RS

O deputado federal Afonso Motta (PDT-RS) esteve no CREA-RS para falar sobre o PL 3200/2015, de autoria do deputado Covatti Filho (PP), que visa substituir a atual Lei de Agrotóxicos (7802/1989). A reunião com o parlamentar ocorreu na Câmara Especializada de Agronomia (Ceagro) na tarde desta sexta-feira (19).

Antes de tratar do Projeto de Lei, o deputado fez uma breve fala aos conselheiros sobre o contexto atual do Estado e do país no que tange a aspectos políticos, econômicos e sociais. Afonso Motta trouxe um pouco da realidade das bancadas da Câmara dos Deputados, que votarão a aprovação, ou não, do PL 3200/2015.

O parlamentar crê que a Lei de Agrotóxicos, de 1989, “não atende mais a realidade, ficou para trás”. Ele destacou a importância do Conselho participar das discussões ao redor do Projeto de Lei, que já rendeu algumas Audiências Públicas pelo Brasil.

O coordenador da Ceagro, Eng. Agr. Mauro Cirne, afirma que “o conhecimento econômico não pode preponderar o conhecimento técnico e social”. Para ele, o país “precisa de uma regulação (aos agrotóxicos) avançada”.

O conselheiro Eng. Agr. Luiz Pedro Trevisan, membro da Comissão de Agrotóxicos do CREA-RS, acredita que há necessidades de ajustes na lei atual, todavia, destaca que ela “é conhecida mundialmente por ser muito boa em questões ambientais”. “O agrotóxico resolve um problema específico, de resto só traz destruição à natureza”, salienta Trevisan.

O presidente do Conselho, Eng. Civil Melvis Barrios Junior, finalizou o encontro agradecendo a visita de Afonso Motta, e reforçando que a participação do Conselho “é para preservar o conhecimento técnico”. O deputado federal deu sua palavra aos conselheiros que defenderá o interesse técnico na Câmara dos Deputados.