Foz de Iguaçu recebe o maior evento da área tecnológica

Principal evento do Sistema Confea/Crea a Soea iniciou na segunda-feira . Créditos: Arquivo CREA-RS

A Engenharia a Favor do Brasil, Mudanças e Oportunidades é o tema deste ano da Semana Oficial de Engenharia e Agronomia que ocorre em Foz de Iguaçu, de 29 de agosto a 01 de setembro, reunindo cerca de 3 mil pessoas. Sabendo de seu protagonismo em todas as atividades do Brasil, os profissionais do Sistema Confea Crea vão aproveitar esta semana para discutir a Engenharia dentro do atual momento brasileiro. Do Rio Grande do Sul, estão presentes cerca de 100 pessoas de várias modalidades e municípios gaúchos.

Confira as fotos do evento.

Anfitrião desta edição, o presidente do Crea-PR, Joel Krüger, destacou a realização do 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), evento trienal que, neste ano, iniciar-se-á imediatamente após a Soea. “Será o grande momento de alterarmos os marcos legais de nosso Sistema que dificultam nossa possibilidade de realizar mudanças”. Sobre a organização do evento, ressaltou que “desde que o Paraná foi escolhido para sediar esta Semana, tudo foi planejado para cumprir todas as etapas que envolvem a realização de uma Soea”.

O presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, falou sobre a importância do evento, como um momento de troca de experiências e informações entre os Conselhos e suas diferentes realidades. “Logo após, também teremos o Congresso que é fundamental para definir os novos rumos da nossa legislação que precisa ser atualizada. Ela possui 50 anos e necessita urgentemente de uma readequação nas leis e legislações que regem as engenharias no Brasil”.

À esquerda, Eng. Melvis Barrios Junior, junto a profissionais e Eng. Amb. Nanci Walter

“Essa é a segunda Soea que participo e tanto no ano passado, quanto neste ano, as palestras estão bastante focadas na realidade que o país e os Conselhos vivem. O contexto político em que o Brasil se encontra e as falas dos dirigentes e representantes do nosso Sistema, sempre enfatizam a questão da ética, o que torna cada vez mais importante, pensar na ética em tudo que se faz, não somente nos eventos”, afirmou a coordenadora das Inspetorias do CREA-RS, Nanci Walter.

Láurea ao mérito
Como manda a tradição das solenidades de abertura da Soea, na noite de segunda-feira (29/8) o Sistema Confea/Crea prestou homenagem a 24 profissionais em reconhecimento à importância e ao trabalho prestado à sociedade. Para o chanceler da Comissão do Mérito, Mário Amorim Varela, o momento é de reconhecer o trabalho que muitas vezes é desenvolvido solitária e anonimamente. “É singular porque celebramos o brilho da vida de notáveis colegas, que empreendendo ciência, tecnologia, atitudes e sentimentos, fomentaram o crescimento e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros”.

In memoriam, o CREA-RS homenageou o Eng. Agrônomo Nilo Ferreira Romero

In memoriam, o CREA-RS homenageou o Eng. Agrônomo Nilo Ferreira Romero. Visionário de Bagé (RS), o Eng. Agrônomo entrou para a história da agricultura e da agropecuária do País como defensor do trigo e precursor racional Voisin no Brasil. Foi um profissional reconhecido no exterior. A indicação foi feita pela Câmara de Agronomia do Conselho gaúcho. O presidente Melvis B. Junior e o conselheiro federal Geól. e Eng. Seg. Trab. Pablo Souto Palma, entregaram para sua família, o troféu que simbolizou seu esforço e dedicação ao trabalho pela categoria, em especial ao ensino.

Anualmente, os homenageados vivos recebem uma medalha. Os homenageados in memoriam são inscritos no Livro do Mérito, cujos registros ficam nos arquivos e biblioteca do Confea. Em 2016, o reconhecimento em separado de três instituições: Clube de Engenharia da Paraíba, Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais e Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná.

Ao receber a homenagem, a esposa do Eng. Nilo Ferreira Romero agradeceu pela indicação do CREA-RS e pela homenagem merecida. “Meu marido era um apaixonado pela profissão. O meu maior desejo era que ele estivesse aqui para ver que o trabalho dele está sendo reconhecido. Ele era um visionário, porque ele acreditou no que fazia; Mas também era um cientista, porque ele cumpriu o que ele projetou. Reconhecido no exterior, ele deixou bastante seguidores do seu método”, afirmou.
Tecnologia

A edição aproveita bem a parte tecnológica, pois um aplicativo, baixado no celular e desenvolvido pelo CREA-PR, facilita a locomoção, com horários de ônibus. Aponta ainda toda a programação, com palestrantes e seus currículos. Tudo para que os participantes se organizem e não percam palestras de seus interesses.

Estande do CREA-RS na ExpoSoea

Assim como é tradição, a ExpoSoea apresenta um pedacinho de cada região dos 27 Creas que fazem parte do Sistema Confea/Crea. Com seus estandes personalizados, os expositores fazem questão de mostrarem o orgulho de suas culturas, ambientando seus estandes com vestimentas, adereços, miniaturas, como o CREA-RO, que apresentou uma locomotiva, em alusão à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O CREA-RS chamou a atenção pelo atendimento pilchado, tanto de funcionários como de lideranças que vieram caracterizados. Prenda e peão se misturavam entre os diversos profissionais que se aglomeravam ao redor do estande para saborear um chimarrão e dar as boas vindas a todos os participantes. Fotos para lembranças foram comuns nos estandes mais personalizados deste Brasil tão grande e tão diferente.

Delegação do CREA-RS

Diretoria, inspetores e conselheiros integram a delegação gaúcha

Conselheiros da Agronomia participam das palestras e conferências