Fiscalização realiza blitz para verificação de laudos de Inspeção Predial

Edificações da Avenida Dom Pedro II foram fiscalizadas . Créditos: Arquivo CREA-RS

Uma equipe de agentes fiscais do CREA-RS realizou uma blitz de fiscalização em Porto Alegre, na região dos bairros Moinhos de Ventos, Higienópolis e São João, nesta quinta-feira (10). A ação é para verificação das responsabilidades técnicas sob a inspeção predial das edificações da área. Foram fiscalizadas 52 locais, sendo entregues 49 Termos de Requisição de Documentos e Providências (TRDPs).

Foram solicitadas aos proprietários ou responsáveis as ARTs ou os contratos das empresas ou profissionais que executaram os Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCIs), os Laudos Técnicos de Inspeção Predial (LTIP) e Laudos Técnicos de Marquises e Sacadas das edificações. Os proprietários terão um prazo de cinco dias para apresentar as documentações solicitadas.

Equipe se reuniu pela manhã no prédio da Mútua-RS em Porto Alegre

Entre as edificações visitadas pela manhã estiveram empresas, escritórios, além de prédios residenciais. Localizado na Rua Américo Vespúcio, o colégio Pastor Dohms foi um dos visitados. Responsável pela área administrativa, Daiana Ribeiro explica que o local mantém uma equipe de três funcionários responsáveis pela manutenção, dois atuando durante o dia e um à noite. Para obras maiores são contratadas empresas terceirizadas. “O diferencial é que por sermos uma escola temos que trabalhar em horários em que não há circulação, pois nos horários de aula temos sempre muitas crianças no pátio. E quando são intervenções maiores realizadas apenas nos recessos”, explicou.

Colégio Pastor Dohms esteve entre os locais fiscalizados

A sede da CLAAS América Latina, empresa alemã de tecnologia agrícola, localizada na Avenida Dom Pedro II, também esteve entre os locais verificados pelos agentes fiscais na manhã de quinta-feira. Ivette de Oliveira, que recebeu a equipe, explicou que após um longo tramite receberam há pouco o alvará do Corpo de Bombeiros. “Foi um processo bastante moroso, em que tivemos um trabalho intenso com a empresa contratada e durante o qual tivemos duas inspeções do Corpo de Bombeiros, na primeira ainda precisamos regularizar algumas coisas e na segunda vez já estávamos com tudo certo”, relatou.

Ressaltou, ainda, a ação do CREA-RS. “Acho muito importante a busca da segurança e que o Conselho venha e comprove que estamos com tudo de acordo. É fundamental que as empresas contratadas, os bombeiros e o CREA estejam em sintonia.”