CREA-RS empossa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Eng Melvis empossa membros da primeira CIPA do Conselho. Créditos: CREA-RS

Nesta sexta-feira (11), os membros da primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do CREA-RS tomaram posse no gabinete do presidente Eng. Melvis Barrios Junior. Conforme Norma Regulamentadora NR 5 do Ministério do Trabalho e Emprego, quatro integrantes compõe a Comissão, dois eleitos pelos funcionários, Luis Ernesto Xavier e Marcelo da Silva e Silva (suplente), e dois indicados pela presidência, Miguel Henrique Vieira e Mateus Rosa Garcia (suplente). Os representantes cumprirão mandato de um ano. A CIPA tem como objetivo observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes, discutir acidentes ocorridos, e o resultado dessa discussão será solicitar medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.

Na ocasião, o presidente do Conselho, Eng. Melvis Barrios Junior, destacou a importância da instituição da CIPA. “É o CREA-RS exercendo seu papel de prevenção de acidentes e doenças laborais. Tenho certeza que a Comissão vai ajudar a enxergar os problemas que ainda precisamos resolver e contribuir com a gestão do Conselho”, afirmou. Para o presidente o que se busca é um ambiente coorporativo de qualidade.

Presidente da Comissão, o Eng. Miguel Henrique Vieira, assessor da presidência, destacou diversas ações que a diretoria já tem tomado para melhorar o ambiente de atuação dos funcionários, como a troca de mobiliário, mudanças no organograma, cumprimento do salário mínimo profissional e novas instalações para inspetorias. “Em uma caminhada é fundamental o primeiro passo, e me sinto honrado em participar deste momento aqui no Conselho”, destacou.

Suplente do Engenheiro Miguel, o funcionário Mateus Rosa Garcia cumprimentou a atual diretoria que cumpriu o preceito legal de instituir a Cipa. “Mostra o objetivo do CREA-RS”, afirmou. Também destacou as mudanças já realizadas na sede e nas inspetorias, demonstrando desde então a preocupação com o conforto dos funcionários. “A Cipa vai ainda além. É um grande desafio, talvez o maior que já tive como funcionário do Conselho”, finalizou.

Vice-presidente da Comissão, o assistente administrativo da Gerência de Registro/Setor de Pessoa Física Luis Ernesto Xavier, agradeceu a oportunidade, citando ser a instituição da Comissão uma demanda pleiteada desde 2007. “Estou muito feliz que o presidente encampou essa solicitação.” Como os demais, lembrou das melhorias já realizadas. “São ações que valorizam os funcionários e nos fazem sentir participantes, usar o crachá e nos sentirmos participantes do CREA-RS”, afirmou.
Suplente eleitos pelos funcionários, o assistente administrativo do Núcleo de Protocolo Marcelo da Silva e Silva, que está concluindo o curso de Gestão Ambiental, destacou a satisfação em participar da Comissão e a expectativa de poder colocar em prática os aprendizados de sua futura formação.

Também presentes, o 1º vice-presidente, Eng. Agr. Vulmar Silveira Leite, e o 1º diretor financeiro, Eng. Ind.-Mec. Miguel Atualpa Núñez, também se manifestaram. Eng. Miguel destacou a importância da ação. “Prevenir acidentes e doenças de trabalho também geram economicidade. A inexistência da Cipa era uma lacuna enorme no Conselho.” Eng. Vulmar exaltou a nova Comissão. “Certamente este é o primeiro passo, mas já é um passo muito firme. Foram escolhidos funcionários que tem compromisso e certamente terão comprometimento com sua missão. Criar uma cultura de prevenção e cuidado é fundamental para o CREA-RS.”