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Orientação às entidades regionais para participação da Chamada Pública CREA-RS


Eng. Melvis conversa com dirigentes de entidades. Créditos: Arquivo CREA-RS

Dirigentes de 36 entidades regionais registradas no Conselho participaram da primeira turma de treinamento dos procedimentos legais e administrativos necessários à participação da Chamada Pública 001/2016, ao longo do dia de sábado (12). 

O presidente do Conselho, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, abriu a reunião de trabalho fazendo um resgate histórico dos repasses financeiros do Conselho às entidades de Classe, que foi interrompido, desde o ano passado, por orientação do Conselho Federal que determinou que os repasses sejam norteados pela Lei 13.019/14. Desta forma, o Conselho gaúcho se antecipou às necessidades das entidades regionais e é o segundo CREA do país a lançar a Chamada Pública. “No orçamento de 2017, já está previsto R$ 2,4 milhões para o repasse às entidades, visando a aplicação em ações de valorização profissional”, enfatiza o presidente. Ainda segundo ele, é um processo simplificado e com segurança jurídica que permitirá contemplar a maioria das entidades que poderão participar por uma das três modalidades oferecidas, que são região (regionais), estaduais (pura) e estaduais (modalidades mistas). “Critério justo que possibilitará que entidades menores também a mesma oportunidade que entidades maiores”, concluiu. 

O coordenador do Colégio de Entidades Regionais (CDER-RS), Eng. Agríc. Carlos Aurélio Dilli Gonçalves, agradeceu a participação dos presidentes de entidades que estavam presentes, enaltecendo para a importância do treinamento como forma de oportunizar a sustentabilidade das entidades de classe do Estado e do país. 

Os projetos devem estar alinhados aos temas "Fiscalização do Exercício Profissional", “Aperfeiçoamento e Valorização Profissional" e “Conscientização da sociedade e dos profissionais sobre a importância do registro de ART”. O objetivo é que os projetos promovam a divulgação das profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea por meio de atividades didáticas, eventos científicos, culturais e tecnológicos, contribuindo para a formulação de políticas públicas que potencializem o uso dos recursos para a melhoria da qualidade de vida, distribuição da riqueza e a justiça social. Os formulários e o cronograma para envio de projetos estão disponíveis no site www.crea-rs.org.br . As propostas devem ser encaminhadas no período entre o dia 21 de novembro de 2016 e 31 de março de 2017. Os resultados serão divulgados pelo site do Conselho.

Coordenador do CDER-RS conversa com dirigentes de entidades

Destacamos, ainda, a participação do gerente Institucional do Sistema Profissional, Eng. Agr. Walmor Roesler, e dos assessores Eng. Civ. Miguel Vieira e Eng. Ftal João Ângelo Lermen.

A segunda turma com dirigentes de entidades se reúne, nas dependências da sede do Conselho, em Porto Alegre, no sábado dia 19.

 

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