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Asepa realiza Segunda Jornada Tecnológica


Eng. Melvis prestigia evento técnico da Asepa. Créditos: Arquivo CREA-RS

A Associação dos Engenheiros de Panambi (Asepa) realizou, na sexta-feira (18), a Segunda Jornada Tecnológica de Engenharia, que nesta edição tratou de temas como mobilidade, pavimentação, energia fotovoltaica, entre outros. O presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, esteve presente ao evento trazendo um panorama da Engenharia e suas perspectivas. O 1º diretor administrativo do CREA-RS, Eng. Eletric. João Otávio Marques Neto, também foi um dos palestrantes e tratou sobre os temas mobilidade, acessibilidade e segurança viária. Cerca de 100 pessoas, entre profissionais e estudantes, participaram da Jornada.

Dando as boas-vindas aos participantes, o presidente da Asepa, Eng. João Erotides de Quadros, falou sobre a importância da entidade para a região e lançou oficialmente a primeira edição da revista da entidade. “A Associação está há 29 anos atuando e promovendo cursos e palestras como a de hoje. Este ano temos orgulho de lançar a primeira edição da nossa revista anual, que será um meio de comunicação entre a Asepa e a sociedade”, concluiu.

Iniciando o ciclo de palestras, o Eng. Eletric. João Otávio Marques Neto apresentou questões importantes que fazem com que o trânsito das grandes cidades esteja cada vez mais engarrafado. Uma das questões, segundo ele, é o aumento no número de veículos que trafegam nas ruas e a falta de um plano de mobilidade por parte dos municípios. “Este aumento no número de veículos foi causado por dois motivos: o primeiro foi o aumento da urbanização no Brasil, que hoje chega a 84% e até 2030 passará dos 90% da população, o segundo é a falta de um transporte público de qualidade. Por isso, há uma necessidade urgente de as cidades construírem seus planos de mobilidade e oferecerem um transporte público de qualidade”, afirmou.

Eng. Eletric. João Otávio abordou questões de mobilidade, acessibilidade e segurança viária

Sobre o tema “Novas Tendências na Pavimentação”, o Eng. Civ. José Antônio Echeverria mostrou algumas novidades que podem ser aplicadas no melhoramento do asfalto de rodovias. Entre elas, o aparelho chamado Viga Benkelman, que serve para medir as deformidades do asfalto. Também foi apresentado o asfalto modificado com polimento, que melhora o desempenho quanto à deformação permanente e à quebra do asfalto. Segundo ele, o maior problema das estradas brasileiras é a falta de manutenção na pavimentação. “Temos cerca de 80 mil km de rodovias pavimentadas no Brasil e cerca de 80 milhões de veículos trafegando. Antigamente, não tínhamos muitos veículos grandes e pesados nas rodovias, hoje esse número é bem alto e isso é a principal causa das deformidades e buracos nas vias. Algumas rodovias contabilizam mais de mil veículos trafegando por dia e 50% deles é de carga”. 

Outras duas palestras também fizeram parte da programação da jornada, trazendo os temas “Soluções em Energia Fotovoltaica” e “Lean Manufacturing e Produção mais Limpa”, que abordou técnicas para diminuir o tempo de produção e melhorar a qualidade nos processos internos de produção. “O fator que mais atrapalha os processos de produção nos dias atuais é o desperdício, seja de tempo ou de custo”, afirmou o professor e doutor Gil Eduardo Guimarães. 

Eng. Melvis apresentou questões importantes para a engenharia brasileira

Finalizando a Jornada Tecnológica, o presidente do Conselho, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, traçou um panorama da Engenharia e suas perspectivas. Em sua fala ele destacou a importância da Engenharia para o desenvolvimento do País e a necessidade de investimentos em tecnologia. “Se o Brasil aplicasse o mínimo necessário em infraestrutura, faltariam Engenheiros em todas as áreas. Em comparação com países desenvolvidos, ainda formamos poucos Engenheiros e apenas 40% deles trabalham nas suas áreas de atuação”, afirmou. Segundo ele, ainda é necessário um amplo investimento em tecnologia. “Somos consumidores de tecnologia estrangeira e menos de 5% dos Engenheiros trabalham nesse setor, no Brasil, contra uma média de 25%, em países como Japão e EUA”, explicou. 

 

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