Lançada Frente Parlamentar Mista da Engenharia

Mesa de cerimônia de lançamento da Frente . Créditos: Arquivo Confea

Descrita pelo deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL) “como uma aproximação do Legislativo com a sociedade por meio da interlocução com a área tecnológica”, e pelo presidente do Confea, José Tadeu da Silva “como um fórum onde legisladores terão à sua disposição o conhecimento técnico de milhares de profissionais para a reconstrução do país”, foi lançada na manhã desta terça-feira (22) no Plenário II da Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional de 2016/2017.

Formada por 239 deputados e 81 senadores, uma das características desse fórum, segundo Lessa, “é que reúne deputados formados em diversas profissões, além de engenheiros e agrônomos”. O deputado disse também que o país tem pressa e precisa solucionar questões graves. Para isso já determinou que a Frente se reunirá duas vezes por mês. O parlamentar sugeriu que durante a realização da próxima Semana Oficial de Engenharia (agendada para agosto, em Belém do Pará), já conte com a participação de parlamentares do fórum, “incrementando ainda mais o diálogo estabelecido com a área tecnológica nacional visando ao desenvolvimento do país”.

Público presente no lançamento da Frente

Para Murilo Pinheiro, presidente da Federação Nacional de Engenheiros (FNE) e também presente ao lançamento, a Frente Parlamentar  “é formada num momento delicado pelo qual o país atravessa e traz a preocupação e o compromisso com a retomada do crescimento”.

Pinheiro enfatizou que os engenheiros devem ser “protagonistas” na projeção da infraestrutura necessária e na recuperação da capacidade de gerar empregos. A união suprapartidária, a disposição de combater a corrupção  e a busca de soluções conjuntas pela sociedade também foram destacadas pelo presidente da FNE.

Apoio ministerial

Inicialmente formada por José Tadeu da Silva, Murilo Pinheiro, Arlindo Chinaglia  (PT-SP) e o próprio Lessa, a mesa de trabalhos que anunciou a Frente da Engenharia teve a participação de diversos parlamentares. Entre eles, Zé Silva (SD/MG), Evair de Melo (PV/ES) e Leo Coimbra (PMDB/ES), Pedro Chaves (PMDB-GO) e Carlos Gaguim (PTN/TO).

Último a falar na solenidade, Eng. José Tadeu reconheceu o trabalho especial do deputado Augusto Coutinho (SD/PE), que defende a federalização do plenário do Confea.  “Somos o único Conselho que não tem todos os estados representados e estamos confiantes com a aprovação desse Projeto de lei”, e destacou a integração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção ao fórum.

Lembrando o presidente Michel Temer, que ontem afirmou que o pais está à beira de um colapso, José Tadeu afirmou que “a Frente vai trabalhar para reverter essa situação. Ela está ao lado dos governantes, especialmente do presidente da República. Nela, colocamos nosso conhecimento à disposição para melhorar a qualidade de vida de toda a  população”.

Fonte: Confea